Quinta-feira, 28 de março de 2024

Municípios do Rio já podem se inscrever para o Dia do Desafio 2018

22/04/2018 às 10h51

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Prefeituras interessadas devem procurar a unidade do Sesc mais próxima e preencher um formulário até o dia 27 de abril / Foto: Divulgação

O Sesc RJ convida todos os municípios de todo o Rio de Janeiro para o Dia do Desafio 2018, uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. As prefeituras interessadas devem procurar a unidade do Sesc mais próxima e preencher um formulário até o dia 27 de abril. Isso colocará oficialmente o município na “disputa” do dia 30 de maio, quando cidades do todo o mundo tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e realizar uma atividade física. A participação das cidades e da população é gratuita.

Essa é a maior campanha de incentivo à prática de esporte e atividade física do mundo e contará com a participação de diversas cidades de mais de vinte países.  A competição acontece entre cidades ou na modalidade autodesafio. Cada cidade brasileira terá uma concorrente, que pode ser do país ou do continente americano, com número de habitantes semelhante. Mas, desde 2018,  o Dia do Desafio  traz duas novidades: cidades da mesma categoria competirão entre si por três edições, de 2018 a 2020. Este novo formato irá promover integração maior entre os competidores, estimular ainda mais o desafio e proporcionar uma maior troca de experiências.

Elas serão conhecidas por meio de um sorteio, que este ano será no dia 07 de maio, no Sesc Jundiaí, São Paulo. Na última vez, Rio de Janeiro confrontou duas outras cidades: Maracaibo, na Venezuela e Guarulhos, na Grande São Paulo.

Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre eles e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

Na programação do Sesc RJ contarão caminhadas, passeios ciclísticos, corridas; modalidades esportivas já oferecidas nas unidades; jogos e dinâmicas que ofereçam variação de movimentos corporais; festivais, torneios e campeonatos de várias modalidades esportivas tradicionais e adaptadas; Gincanas e brincadeiras populares; atividades laborais, cooperativas e lúdicas para empresas e muitas outras ações. Vence o desafio o município que conseguir mobilizar proporcionalmente o maior número de pessoas em relação à sua população.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticam qualquer esporte ou atividade física. Isso quer dizer que mais de 100,5 milhões de pessoas, de um total de 161,8 milhões nessa faixa etária, não fazem nenhum tipo de exercício.

O Sesc RJ se preocupa com os índices de sedentarismo no Brasil e para combater esse cenário, promove sistematicamente atividades de bem-estar e ações que geram melhoria na qualidade de vida da população. Iniciativas como o Dia do Desafio são urgentes para virarmos esse jogo e despertar o interesse das pessoas pela prática de uma atividade física regular.

QUEM PODE PARTICIPAR - Podem participar das atividades propostas pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos. Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia 30 de maio de 2018, das 0h às 21h. Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer!

SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio tem por objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro. O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. No Brasil, a iniciativa é promovida pelo Sesc em parceria com as prefeituras municipais. O país participa da ação desde 1995.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes