Terça-feira, 23 de abril de 2024

STJD garante devolução de pontos e Maricá deve disputar acesso com Campos

21/11/2018 às 18h23

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Auditores ratificaram absolvição do clube no caso Felipe Zuca / Foto: Vitor Costa (FutRio)

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ratificou nesta quarta-feira (21/11) a absolvição do Maricá no caso da suposta escalação irregular do atacante Felipe Zuca e cobrou da Federação de Esportes do Rio de Janeiro (FERJ) uma posição para a sequência do Campeonato Carioca da Série B2, paralisado há um mês. Segundo a decisão, a entidade deve devolver os seis pontos retirados do clube na classificação geral, mantendo o resultado do segundo turno (incluindo o título do Pérolas Negras) e gerando um consequente jogo do acesso contra o Campos, valendo vaga na decisão contra um já garantido Nova Cidade.

Após a decisão inicial do Pleno, no dia 25 de outubro, a Federação interveio nos autos e inseriu embargos de declaração para que fosse aclarada a forma de continuidade da Série B2. Na prática, um pedido de ajuda para entender como continuar o campeonato, já que a recuperação dos pontos do Maricá faria a competição voltar incríveis três fases às vésperas da final entre Nova Cidade e Campos, então marcada para o dia 27. O Tribunal, no entanto, se absteve, e ordenou apenas a já decidida recuperação dos pontos, deixando sob responsabilidade da FERJ a reorganização do torneio e das datas.

No entanto, o ponto fundamental decidido por João Bosco Luz, relator do processo, com sugestão da Procuradoria, é que os pontos devolvidos ao Maricá valem somente para a classificação geral. O clube, desta forma, pula para o segundo lugar e passa a ser adversário do Campos, que inicialmente estava garantido na final. O resultado do segundo turno, com o título do Pérolas Negras, e o acesso do Nova Cidade, com a consequente vaga na Série B1 foram, desta forma, homologados, no que se chamou de uma "decisão salomônica" entre os demais auditores.

Na prática, o único jogo que passa a realmente não valer é o do do Campos, contra o Queimados. O time da Baixada Fluminense, assim, é eliminado, enquanto o Roxinho volta uma fase e vai ter que disputar o acesso contra o Maricá, em dois jogos e com desvantagem do empate. Quem vencer, enfrenta o Nova Cidade na decisão. A FERJ, sendo notificada, deverá publicar a decisão nos próximos dias.

Fonte: FutRio

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes