Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tite confia em evolução de Neymar para jogo contra a Costa Rica

21/06/2018 às 11h09

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A obrigação da vitória para evitar um drama na última rodada da primeira fase aumenta a responsabilidade, principalmente de Neymar / Foto: Reprodução-Globo Esporte

Depois do empate com a Suíça na estreia, a seleção brasileira não pode se permitir um novo tropeço na Copa do Mundo. Sexta-feira (22/06), contra a Costa Rica, em São Petersburgo, a obrigação da vitória para evitar um drama na última rodada da primeira fase aumenta a responsabilidade, principalmente de Neymar, principal nome do time, que passou por uma cirurgia no pé direito três meses antes do início da competição.

No treinamento de terça-feira, Neymar chegou a dar um susto na comissão técnica ao deixar a atividade depois de levar uma bolada no pé direito. Com dores no local depois de um jogo de marcação forte contra a Suíça, recebeu atenção especial da equipe médica da seleção brasileira. O técnico Tite confia em sua evolução para o duelo contra a Costa Rica.

“Foi uma pancada que ele trouxe, mas ela não retira aquele projeto inicial. Acho que foram três meses e meio até o primeiro jogo de 90 minutos. Coloquei já isso desde o início. Tem uma ciência e uma tranquilidade a esse respeito. É preciso um mínimo de cinco jogos para o ser humano estar na sua plenitude. Ele ecelerou demais esse processo e vai estar nesse processo evolutivo também ”disse Tite, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Neymar ainda foi defendido pelo treinador sobre um possível excesso de invidualidade durante o jogo com a Suíça. Tite negou qualquer conversa com o jogador sobre o assunto e afirmou que não vai retirar a característica do jogador no campo, mas sem deixar de cobrar a dedicação ao grupo.

“Não gosto de personalizar. Mas, absolutamente não. A informação não é verídica, não procede. Não teve. Todos os atletas têm responsabilidade de serem coletivos e individuais. Alguns com características específicas. Do Neymar, não vou tirar a característica do transgressor, do último terço. Mas serve para os outros. Todos nós temos que potencializar equipe, mas respeitar as características. Último terço? Vai dentro, finta. Característica do futebol brasileiro. Não vou retirar”, avisou Tite.
Outros trechos da coletiva:

DECISÃO
"Jogos entram com caráter decisivo, em função do empate do primeiro jogo. Temos consciência disso. Para tornar o jogo defensivo como foi o anterior, e ofensivo com efetividade maior".

TORNEIO CURTO
"Tudo na Seleção tem uma pressa maior na sua execução, porém, antes da pressa, tem coerência, discernimento, confiança, análise. Tem todo esse processo anterior, mas tem características diferentes, sim".

ESCALAÇÃO
"É a mesma equipe que iniciou o jogo contra a Suíça. O caráter decisivo da vinda para esse jogo, o Thiago colocou uma coisa que parece simplista, mas é muito sábia. Todos os jogos temos que ter uma boa atuação e vencer. Este jogo também. Ajustes! Ser efetivo. Transforma as oportunidades em gol, e ela te dá essa condição. Continua proporcionando muito poucas oportunidades ao adversário. "Ah, mas a Suíça fez um gol". Analisa o contexto todo, quantas criou, quantas finalizou. Aquele afã, do seu próprio técnico, da estreia no Mundial, já passou. Tem tranquilidade maior, o técnico também conta, é ser humano. Eu também estava na expectativa do primeiro jogo. Hoje tu já tem foco maior, abstração maior. Alguns ajustes vamos continuar fazendo de posicionamento".

APOIO DA TORCIDA
"Tem componente emocional muito forte e claro que a gente fica contente. Paralelamente a isso, nível de concentração alto. Tem 95 minutos para fazer jogo decisivo, jogar bem e vencer, ter a possibilidade de seguir na competição. Assim como foram os três jogos ontem, de equipes teoricamente de poderio mais forte, com resultado mais curto, em cima da responsabilidade. Tem que estar muito focado. Tem que pegar esse carinho do torcedor junto com lucidez. Junta os dois fatores, emoção e razão equilibrando".

VAR
"O que eu tinha que manifestar a respeito do VAR, já está muito claro, está muito coerente e limpa minha opinião. O foco agora é pensar no jogo seguinte. Qualquer comentário que eu fizesse soa como querer levar vantagem para o jogo de amanhã. Não precisamos de vantagem, não queremos vantagem. Queremos ir para dentro de campo e voltar para falar que vencemos porque fomos melhores. Essa relação do jogo me atrai. As outras, cada um com suas responsabilidades".

THIAGO SILVA CAPITÃO
"Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa do Mundo, teríamos terra arrasada. E a vida, o futebol não são assim. Coloquei coerentemente que havia uma série de atletas com maturidade suficiente para continuar esse rodízio. Thiago é um deles. Quando ele buscou titularidade, não foi por nível baixo. Os três estavam jogando muito. Tem maturidade suficiente para saber da necessidade de resultado, mas antes da necessidade de desempenho"

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes