Quinta-feira, 28 de março de 2024

Após 14 horas, dois corpos são resgatados de ônibus atingido por deslizamento

07/02/2019 às 15h28

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
No total, seis pessoas morreram por causa do temporal que atingiu o Rio na última noite. / Foto: O Dia

Pelo menos seis pessoas morreram por causa do forte temporal que caiu na cidade na noite desta quarta-feira (06/02). Os corpos de um homem e uma mulher que estavam dentro de um ônibus atingindo por um deslizamento de terra na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, foram retirados após mais de 14 horas de trabalho. Ela foi identificada como Tamires e teria 29 anos, e ele ainda não teve sua identificação revelada. Os corpos de ambos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), no início da tarde desta quinta (07/02).

O ônibus era da viação Jabour e fazia a linha Campo Grande x Castelo. Ele foi atingido pela queda de uma árvore de grande porte que deslizou da encosta.

Das outras vítimas fatais, duas eram da mesma família. Isabel e Mauro Paz, mãe e filho, de 56 e 32 anos, respectivamente, foram atingidos pelo desabamento de parte da casa onde moravam, na Estrada da Vendinha, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste. Áureo e Arthur Paz, marido e filho de Isabel, respectivamente, ficaram feridos e foram levados com vida ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra. Ambos passam bem.

As outras vítimas eram da Rocinha, Adriana dos Santos, e do Vidigal - este atingido pelo desabamento de um muro. Por causa das mortes, a prefeitura decretou luto oficial de três dias na cidade, que está em Estágio de Crise desde as 22h15 desta quarta.

"A recomendação agora é que as pessoas que estão em lugares reconhecidamente inseguros sigam os protocolos da Defesa Civil e busquem áreas seguras. O solo está encharcado e pode haver quedas de árvores e também deslizamentos. A segurança da população é prioridade agora", recomendou o prefeito Marcelo Crivella.

A prefeitura informou que os enterros dos mortos serão feitos de forma gratuita pela Coordenadoria de Cemitérios, ligada à secretaria de Conservação e Meio Ambiente.

Ciclovia desaba

A Niemeyer amanheceu fechada nos dois sentidos por causa dos impactos da chuva na região. Um segundo ônibus também foi atingido pelos deslizamentos, bem próximo ao primeiro, mas este estava vazio.

Ainda na mesma região, um trecho da Ciclovia Tim Maia desabou e foi parar no mar, também por causa de deslizamentos, que atingiram a estrutura.

Além da Niemeyer, outras áreas da cidade tiveram interdições por causa da queda de árvores e alagamentos. Algumas vias ainda estão com o tráfego interrompido.

Intensidade

A chuva que caiu na cidade começou por volta das 20h, quando o município entrou em Estágio de Atenção, atingindo principalmente as zonas Oeste e Sul. As sirenes da Rocinha e do Sítio Pai João, no Itanhangá, foram acionadas. O temporal foi até meados das 23h30.

Veja onde mais choveu nas últimas 24h:

Rocinha: 165,6 mm

Vidigal: 162,2 mm

Barra/Barrinha: 143,2 mm

Alto da Boa Vista: 141,6 mm

Jardim Botânico: 128,2 mm

Riocentro: 112,4 mm

Riocentro: 112,4 mm

Ventania

O temporal veio acompanhado de rajadas de ventos de grande intensidade, provocando a queda de diversas árvores, algumas em cima de carros e fiação elétrica. Entre 21h e 23h, a estação do Inmet no Forte de Copacabana registrou velocidade de 110,16 km/h.

De acordo com a Comlurb, mais de 170 árvores caíram principalmente na Barra da Tijuca, Copacabana, Leblon, Ipanema, Jardim Botânico, Jacarepaguá, Méier e Engenho de Dentro. "Em alguns locais, veículos que faziam a coleta domiciliar noturna chegaram a ser utilizados para ajudar na remoção de resíduos decorrente das chuvas", informou, em nota.

A Light disse que as principais áreas afetadas pela queda de luz foram Barra da Tijuca e Recreio, na Zona Oeste, Tijuca, Méier e Grajaú, na Zona Norte. "Os ventos muito fortes de até 110 km provocaram queda de objetos sobre a rede, galhos de árvores e árvores inteiras, dificultando os reparos", disse.

Fonte: O Dia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes