Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Eleitor agora pode fazer denúncias eleitorais pelo aplicativo Emergência RJ

24/09/2018 às 15h30

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Iniciativa é mais um resultado da Coalizão Eleitoral, comitê de ação integrada liderado pelo TRE-RJ / Foto: Reprodução

O eleitor fluminense tem agora mais um meio para denunciar irregularidades na campanha. A Secretaria de Estado de Segurança incluiu no aplicativo Emergência RJ um canal para o cidadão informar irregularidades eleitorais em todo o estado do Rio de Janeiro. As denúncias são encaminhadas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e o anonimato é garantido. A novidade está disponível para Android e IPhone. 

A iniciativa de incluir denúncias eleitorais no aplicativo é mais um resultado da Coalizão Eleitoral, comitê de ação integrada liderado pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, e formado também por Procuradoria Regional Eleitoral, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e instituições ligadas à segurança pública, como a Secretaria de Estado de Segurança, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia  Federal e as polícias Civil e Militar.

Compra de votos, transporte gratuito de eleitor, boca de urna (campanha no dia da eleição) e utilização da máquina pública em campanhas são algumas das irregularidades que o cidadão pode denunciar. Vale ressaltar a importância de anexar fotos sempre que possível e de relatar o máximo de informações que permitam a investigação.

O Emergência RJ está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de email ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. Apesar do cadastramento do usuário, a denúncia contra qualquer crime eleitoral chegará em anonimato à Central do 190 e depois será encaminhada ao TRE-RJ. 

A população fluminense tem ainda à sua disposição outros cinco canais para denunciar propaganda irregular: o site do TRE-RJ, o aplicativo WhatsApp (21 97299-3669), a central de atendimento telefônico (21 3436-9000), a rede social Facebook (www.fb.com/ denunciaeleitoralrj2018) e o Disque-Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes