Quinta-feira, 28 de março de 2024

Estado do Rio não confirma salário de maio no 10º dia útil

06/06/2018 às 11h35

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A preocupação do Executivo é a possível queda de receita devido às consequências da greve dos caminhoneiros / Foto: Divulgação / Inae

O governo estadual ainda não garante o pagamento do salário de maio no prazo oficial, que é o décimo dia útil (14 de junho), para o funcionalismo. À Coluna do Servidor do Jornal O Dia, o governador Luiz Fernando Pezão disse que espera analisar o resultado da arrecadação a partir do dia 10. A maior preocupação do Executivo, neste momento, é a possível queda de receita devido às consequências da paralisação dos caminhoneiros.

Questionado se não há como confirmar o pagamento em dia, o governador declarou: "Não. Essa greve vai afetar muito a arrecadação". Sobre o risco de ocorrer novamente atraso salarial, ele evitou fazer previsões. "Vamos esperar", respondeu.

A Coluna também pediu posicionamento da Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamento sobre o depósito dos vencimentos de maio. A pasta informou que "está concentrando esforços para que o pagamento de maio seja feito dentro do calendário regular do funcionalismo, no décimo dia útil".

Desde janeiro (quando dezembro foi depositado) que o governo voltou a pagar em dia os salários mensais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Os vencimentos de abril, inclusive, chegaram a ser antecipados para uma parcela do funcionalismo que ganhava menos.

Quem recebia salários líquidos de até R$ 3 mil teve o pagamento depositado no oitavo dia útil. O crédito alcançou 258.041 vínculos.

Mudança de planos

Antes da mobilização dos caminhoneiros, o secretário estadual de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, chegou a afirmar em entrevista à Coluna, no dia 25 de maio, que a política de antecipação de salário seria mantida. A tendência seria pagar antes para as faixas salariais menores. Porém, agora, com diversas mudanças até mesmo na tributação, o governo prefere não cravar informações sobre salários.

Após negociação com os motoristas, Pezão decidiu enviar à Alerj projeto de redução do ICMS do diesel no estado de 16% para 12%. A maioria dos deputados aprovou e o governador vai sancionar hoje a lei. Além disso, as empresas pedem a extensão do prazo para o recolhimento do ICMS de maio, o que afetaria o pagamento do funcionalismo. Pezão disse à Coluna que vai se reunir hoje, às 18h, com as entidades para tratar do tema.

Fonte: O Dia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes