Terça-feira, 30 de abril de 2024

Governo do Estado aumenta fiscalização ambiental

05/07/2018 às 12h35 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
As imagens de satélite de alta resolução são obtidas semanalmente / Foto: Reprodução/Uenf

O projeto Olho no Verde, da Secretaria do Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), vai aumentar, a partir deste mês, a área de monitoramento nas unidades de conservação e fragmentos florestais do estado. Serão agora dez mil quilômetros quadrados de área fiscalizada, três mil quilômetros quadrados a mais de extensão para combater o desmatamento da Mata Atlântica. O objetivo é zerar esse tipo de ocorrência em mata nativa.

O projeto trabalha com uma família de satélites de monitoramento. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ Coppetec), parceira do projeto, acessa o sistema e envia fotogramas ao Inea. Caso haja diferença com relação às imagens anteriores, a Secretaria do Ambiente e o Inea acionam equipes na região correspondente. Os bons resultados ocorridos nos três anos de funcionamento foram decisivos para que a Câmara de Compensação Ambiental do Estado aprovasse o financiamento para essa ampliação.   

“ Com esse sistema, a tendência é identificarmos o desmatamento em seu início. O aumento do perímetro de atuação permitirá uma cobertura de quase toda a área de floresta remanescente do estado. Além do satélite, o projeto conta com drone, como o que atualmente está em um projeto-piloto na Ilha Grande” disse o subsecretário do Ambiente, Rafael Ferreira.

Entre as áreas em que o monitoramento foi ampliado ou instalado, estão as Bacias do Piabanha e dos Dois Rios, na Região Serrana; Restinga de São João da Barra; e áreas verdes dos municípios de Miracema e Varre-Sai.

As imagens de satélite de alta resolução são obtidas semanalmente, o que permite identificar alterações com precisão. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro mantém 30% de Mata Atlântica. O Rio de Janeiro é considerado pela Fundação SOS Mata Atlântica uma referência de conservação do bioma.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes