Sexta-feira, 19 de abril de 2024

ISP: Rio registra 431 vítimas de LGBTfobia no estado em 2017

11/12/2018 às 16h49

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Estudo mostra que 55% das vítimas conheciam seus agressores / Foto: Reprodução

Lançada nesta segunda-feira (10/12) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a primeira edição do Dossiê LGBT+, estudo inédito na área de Segurança Pública no Brasil, apresenta dados sobre a violência motivada por LGBTfobia no Estado do Rio. O documento teve como fonte o banco de dados dos registros de ocorrência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), relativos ao ano de 2017, disponibilizados pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT/PCERJ).

O estudo apontou que 431 pessoas registraram crimes motivados por LGBTfobia nas delegacias do estado, ou seja, uma vítima por dia, em 2017. Mais da metade dessas vítimas (55%) conhecia os autores da violência, 43,4% desses crimes ocorreram dentro de casa e jovens de 18 a 29 anos somam mais de 40% das vítimas. A violência moral correspondeu a mais da metade (51,4%) das denúncias, seguida da violência física e psicológica, ambas com 22,7%. A maior parte das vítimas era do sexo masculino (59,6%) e da cor branca (54,8%). A Zona Oeste do município do Rio de Janeiro foi a região do estado com maior número de crimes motivados por LGBTfobia.

Produzido em parceria com a Prefeitura do Rio, o dossiê buscou apoiar com dados a elaboração de políticas públicas voltadas ao combate da LGBTfobia, nos diversos meios sociais, além de divulgar os canais disponíveis para o encaminhamento de denúncias que possam prevenir ou combater tais ameaças ou violações.

"O material tem como um de seus objetivos dar visibilidade a este tipo de crime. Ele mostra que o Estado reconhece que este tipo de violência existe e que é um problema social. Também buscamos tentar informar a população sobre os canais de comunicação em defesa desta população", afirmou o analista do ISP, Victor Chagas Matos.

Aporte

O coordenador Especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Nélio Georgini, enfatiza a importância do documento.

"Este dossiê trouxe fundamentalmente um aporte de comunicação com a metodologia que a máquina pública entende", ressaltou o coordenador Especial de Diversidade Sexual da prefeitura, Nélio Georgini.

O dossiê completo está disponível no site www.isp.rj.gov.br.

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes