Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Justiça autoriza estado a concluir securitização de royalties e 13º deve ser quitado em abril

18/04/2018 às 17h33 18/04/2018 às 17h35

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Com isso, governo correrá contra o tempo para conseguir receber o dinheiro que vai pagar o restante do abono / Foto: Márcio Mercante/O Dia

A juíza em exercício da 10ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), Juliana de Melo, autorizou o governo fluminense a concluir a operação de securitização de royalties — que é a antecipação de receitas futuras. Com isso, o governo ainda tentará quitar o 13º salário de 2017 dentro do mês de abril. A magistrada concedeu parcialmente a liminar ao Ministério Público (MPRJ) para que o órgão tenha acesso completo aos documentos da transação. 

Em trecho de sua decisão, a juíza declarou que haveria riscos de interromper a operação, que havia acabado de ser finalizada na última quinta-feira. "Assim, é certo que o dano inverso é maior que o periculum in mora, pois, repito, considerando o atual estágio do processo de securitização, retirar a receita que o Estado está contando, gerará inegáveis prejuízos ao orçamento público", escreveu.

"Por último, tenho que é direito do Ministério Público ter acesso ao documento constante do anexo 21, para o qual o Réu opôs sigilo, pois o sigilo não abrange o órgão de controle, no caso, o Ministério Público, sendo certo que, este, também tem por dever funcional o de resguardar o sigilo do documento". 

ENTENDA

O Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Financeira (Gaesf) do MPRJ entrou com ação, na última sexta-feira, para que o governo estadual deixasse de realizar a securitização de royalties. 

A operação havia sido concluída na quinta-feira e os recursos, da ordem de R$ 2 bilhões, entrariam no caixa fluminense nesta quinta-feira (19). 

O MPRJ alegou falta de transparência por parte do estado e riscos de prejuízos futuros à previdência estadual.

Fonte: O Dia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes