Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Justiça do Rio concede liminar e libera o Estado para aplicar o RAS compulsório

18/12/2018 às 10h34 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A liminar era aguardada pelas corporações afetadas pela lei / Foto: Extra. com Fabiano Rocha

O desembargador Fábio Dutra concedeu, nesta segunda-feira, (17/12), liminar favorável ao Estado do Rio de Janeiro para suspender a eficácia da lei que barrou a aplicação compulsória do Regime Adicional de Serviço (RAS) sobre servidores das Polícias Militar e Civil, e do Corpo de Bombeiros. A decisão ainda será avaliada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que irá julgar a concessão da liminar e o mérito da ação de inconstitucionalidade. O debate, porém, só acontecerá após o recesso do Judiciário, no início de 2019.

Desta forma, a administração fica livre para incluir os servidores nas escalas sem a devida anuência, medida que tem sido adotada há anos. Ao conceder a liminar, Dutra considerou existir risco à administração pública por reduzir o efetivo de segurança.

“Da mesma forma, o perigo de dano se mostra evidente, tendo em vista que a produção dos efeitos da lei, que dispôs sobre a não obrigatoriedade do serviço extraordinário para policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, tem a aptidão de interferir negativamente no planejamento e na gestão da segurança pública, reduzindo o quantitativo de militares postos à disposição da população, com o potencial de gerar grave comprometimento para a segurança pública”, citou Dutra.

A liminar era aguardada pelas corporações afetadas pela lei. A Polícia Militar, por exemplo, ignorou a promulgação da legislação na última semana e manteve o RAS compulsório à espera do aval da Justiça. Promulgada na última terça-feira, dia 11 de dezembro, a lei foi vetada pelo governador Luiz Fernando Pezão e teve seu veto derrubado pela Alerj.

 

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes