Terça-feira, 23 de abril de 2024

Mercado de moda praia fluminense prevê aumento de 30% nas vendas no verão 2020

15/10/2019 às 10h31 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A projeção de vendas para o próximo verão está otimista / Foto: Ascom

Além de ser aguardado por muitos moradores do Rio de Janeiro, o verão também é a estação mais esperada pelos empresários e comerciantes de Cabo Frio, na Costa do Sol fluminense. Lá está localizada a Rua dos Biquínis, um dos principais polos industriais de moda praia do Brasil. A projeção de vendas para o próximo verão está otimista: a Associação Comercial Industrial da Rua dos Biquínis (ACIRB) prevê um aumento de 30% com relação ao verão 2019.

 “ O lançamento da coleção 2020 foi realizado agora, no início de outubro. Para o verão do ano que vem, estamos com a expectativa de vender 30% a mais do que na estação passada. Geramos, em média, 12,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos nas 120 lojas instaladas na Rua dos Biquínis, o que nos credencia como a capital da moda praia no Rio de Janeiro e no país “ explica o presidente da ACIRB, Armando Braga.

 Com uma grande representatividade econômica, o mercado de moda praia do Rio de Janeiro é, desde 2007, um Arranjo Produtivo Local (APL). A ação de promoção e desenvolvimento do APL, liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, tem o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento regional, de acordo com as vocações econômicas locais.

 “ Para o APL de moda praia, nossos esforços estão concentrados no trabalho em conjunto com as empresas para a divulgação dos produtos em feiras, como a Veste Rio, por exemplo. O Estado é um vetor para o desenvolvimento, sem interferência no livre mercado. Queremos que as empresas aprimorem a gestão e fortaleçam a própria cadeia interna fluminense. A máxima do APL é cooperar antes de concorrer “ explicou o subsecretário de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Felipe Cáceres.

 Investimento em marketing e novos canais de vendas

 A empresária Ielra Vitter, da marca Enseada Brands, também acredita que haverá um incremento das vendas no verão 2020 em torno de 20%. Com duas lojas na Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, e outra em Búzios, no município vizinho da Costa do Sol, a comerciante tem investido em estratégias de marketing e na abertura de novos canais de vendas.

 “ Fizemos um novo catálogo, com fotos dos nossos produtos, como parte da divulgação junto à rede hoteleira de Cabo Frio e região. Outra iniciativa que estamos desenvolvendo são as vendas online. O mercado brasileiro é forte, principalmente com vendas para os estados de São Paulo, Espírito Santos e Minas Gerais. O que nos ajuda muito é o crescimento do turismo para as cidades litorâneas do estado, que está sendo incentivado pelas autoridades governamentais “ afirmou Ielra.

 O que é um APL

Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas que apresentam a mesma especialização produtiva e estão localizadas no mesmo território. Portanto, mantém vínculos de cooperação, interação, articulação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de apoio, agências financiadoras, entre outros. Atualmente, são sete APLs no Rio de Janeiro: Rochas Ornamentais, no Noroeste Fluminense, Metal Mecânico, no Médio Paraíba, Cluster Automotivo, na região Sul Fluminense, Moda Íntima, em Friburgo, Moda Praia, em Cabo Frio, Cachaça Artesanal, no Vale do Café, e Cerveja Artesanal, na Região Serrana.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes