Terça-feira, 23 de abril de 2024

Operação verão registra cerca de 6 mil salvamentos no Rio de Janeiro

13/04/2019 às 11h28

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Grupamento dos Bombeiros de Copacabana foi o mais acionado pelos banhistas / Foto: Reprodução

Liderada pelo Corpo dos Bombeiros, a Operação Verão registrou cerca de seis mil salvamentos em toda orla fluminense. O 3º Grupamento Marítimo, que atende a região de Copacabana, na Zona Sul da capital, foi o mais acionado pelos banhistas, com 1.500 resgates. Realizada de dezembro de 2018 a março deste ano, a Operação Verão contou com 1,3 guarda-vidas, que se revezaram entre os mais de 200 postos de salvamento no estado.

- Temos comparado os últimos verões. De dezembro até final de março, houve uma grande redução de 69% dos salvamentos feitos durante a Operação Verão. Temos feito um trabalho bastante efetivo de prevenção – disse o coronel Glauco Lorite, comandante do CBA11 (Comando de Bombeiros de Atividade de Salvamentos Marítimos).

O comandante explicou de que forma é feito o trabalho da corporação, principalmente, com foco na prevenção de afogamentos.

- O guarda-vidas aborda o banhista antes de entrar no mar, até mesmo apitando para chamar a atenção daqueles que estão se colocando em risco. Nos canais de mídia temos feito também reportagens dando dicas de segurança. Em janeiro também tivemos calmaria de mar.

Ação com auxílio de equipamentos

Ao todo, 18 quartéis trabalham com salvamento marítimo por todo o litoral fluminense, de Campos dos Goytacazes até Paraty. As ações contaram com o auxílio de motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos, drones e helicópteros.

- Esse ano, estamos adquirindo novas bandeiras, placas de sinalização para garantir cada vez mais a segurança dos banhistas – adiantou o oficial.  

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes