Quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia cumpre primeiros mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento na morte de Marielle Franco

13/12/2018 às 18h06

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Agentes estão em 15 endereços espalhados por vários lugares do Rio e fora do estado / Foto: Reprodução

Agentes da Divisão de Homicídios da Polícia Civil estão nas ruas nesta quinta-feira (13/12) para cumprir os primeiros mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados às mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A operação é para prender milicianos - alguns suspeitos de envolvimento no atentado, que ocorreu no dia 14 de março.

Os policiais estão em 15 endereços, inclusive fora do estado, como em Juiz de Fora, em Minas. No RJ, equipes estão na Zona Oeste do Rio; em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; em Petrópolis, na Região Serrana; e em Angra dos Reis, na Costa Verde.

Os mandados fazem parte de um inquérito à parte, mas, de acordo com o delegado Giniton Lages, que está à frente das investigações, todos têm ligação com os assassinatos. As mortes completam nove meses nesta sexta-feira (14).

À tarde, durante inauguração da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), o chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, falou sobre a operação:

"Sobre o crime do Anderson e da Marielle, a Polícia Civil do Rio de Janeiro vem trabalhando há quase 9 meses. É uma investigação extremamente complexa. A Delegacia de Homicídios vem trabalhando diuturnamente. Hoje, nós tivemos uma ação que faz parte da estratégia não só utilizada pela Delegacia de Homicídios, mas pela chefia de Polícia e a Secretaria de Segurança Pública. Nós temos uma estratégia, e estamos trabalhando muito. É um crime que foi muito bem desenhado, mas a gente tá trabalhando muito para ter essas resposta".

Ele também comentou sobre propostas de federalizar a investigação: "Como aconteceu no caso da juíza, que tentaram federalizar, e a Polícia Civil do Rio de Janeiro deu uma resposta. No caso Amarildo, que tentaram federalizar, e a Polícia Civil deu resposta. E no caso Anderson e Marielle, a Polícia Civil está trabalhando muito para dar uma resposta";

"É bom que se diga que muitas das ações da polícia dependem de outros órgãos. Não estou colocando a culpa nos outros órgãos, pelo contrário, eles estão nos ajudando. Existem medidas que estão sendo tomadas para que a gente dê uma resposta necessária e suficiente, para que esse crime seja esclarecido e a investigação seja colocada para toda a sociedade, para que a gente dê um basta nesse crime", acrescentou.

A investida do Caso Marielle faz parte de operação maior contra a milícia. Em Angra dos Reis, durante o cumprimento de mandado, equipe foi encurralada por criminosos. A Polícia Civil não esclareceu se a ação tinha relação com o atentado.

Segundo informações do delegado Bruno Gilaberte, titular da 166ª DP, a ação aconteceu no Morro da Constância, no Frade. "Os agentes ficaram sob forte ameaça [dos bandidos], em local de vulnerabilidade e intensa situação de risco", informou o delegado.

O grupo foi resgatado após ação das polícias Civil e Militar. Um dos agentes foi atingido por estilhaços e teve ferimentos leves.

O que se sabe do Caso Marielle

A vereadora Marielle Franco foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, na Região Central do Rio, por volta das 21h30 desta quarta-feira (14). Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços.

HISTÓRICO

19h: Marielle chega à Casa das Pretas, na Rua dos Inválidos, Lapa, para mediar debate com jovens negras.

Imagens obtidas pela polícia mostram um Chevrolet Cobalt com placa de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, parado próximo ao local.

Quando Marielle chega, um homem sai do carro e fala ao celular.

21h: Marielle deixa a Casa das Pretas com uma assessora e Anderson. Pouco depois, um Cobalt também sai e segue o carro de Marielle.

No meio do trajeto, um segundo carro se junta ao Cobalt e persegue o veículo de Marielle.

21h30: na Rua Joaquim Palhares, no Estácio, um dos veículos emparelha com o carro de Marielle e faz 13 disparos: 9 acertam a lataria e 4, o vidro.

Marielle e Anderson são baleados e morrem.

Vereadora foi atingida por 4 tiros na cabeça.

Anderson levou ao menos 3 tiros nas costas.

Assessora é atingida por estilhaços, levada a um hospital e liberada.

INVESTIGAÇÃO

* Arma foi utilizada foi uma submetralhadora MP5 9 mm; tiros foram disparados a uma distância de 2 metros.

* Munição pertencia a um lote vendido para a Polícia Federal de Brasília em 2006. A polícia recuperou 9 cápsulas no local do crime.

* Ministro da Segurança, Jungmann diz que as balas foram roubadas na sede dos Correios na Paraíba, "anos atrás".

* Ministério da Segurança afirma que a agência dos Correios na Paraíba foi arrombada e assaltada em julho de 2017 e que no local foram encontradas cápsulas do mesmo lote de munição.

* Lote é o mesmo de parte das balas utilizadas na maior chacina do Estado de São Paulo, em 2015, e também nos assassinatos de 5 pessoas em guerras de facções de traficantes em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

* Polícia acredita que assassinos observaram Marielle antes do crime porque sabiam exatamente a posição dela dentro do carro. Vereadora estava sentada no banco traseiro – algo que não costumava fazer – e o veículo tem vidros escurecidos.

* Cinco das 11 câmeras de trânsito da Prefeitura do Rio que estavam no trajeto de Marielle estavam desligadas.

* A investigação ganhou um reforço de 5 promotores, a pedido do responsável pelo caso.

* Vereador e ex-PM miliciano são citados por testemunha.

* Dois homens são presos suspeitos de envolvimento no caso.

DELAÇÃO

Quase dois meses após o crime, uma publicação do jornal O Globodeu indícios do que pode ter sido a articulação para matar Marielle. A reportagem mostrou que uma testemunha deu à polícia novas informações que implicaram no crime o vereador Marcello Siciliano (PHS) e o ex-PM e miliciano Orlando Curicica.

A testemunha – que integrava uma milícia na Zona Oeste do Rio e foi aliado de Orlando – contou à polícia ter testemunhado uma conversa entre Siciliano e o miliciano na qual os dois arquitetaram a morte da vereadora. A motivação para o crime, segundo a testemunha, seria a disputa por áreas de interesse na região de domínio de Orlando.

"Ela peitava o miliciano e o vereador. Os dois [o miliciano e Marielle] chegaram a travar uma briga por meio de associações de moradores da Cidade de Deus e da Vila Sapê. Ela tinha bastante personalidade. Peitava mesmo", revelou a testemunha, de acordo com o jornal.

Tanto Siciliano quanto Orlando negam que tenham planejado a morte da vereadora. No mês seguinte à publicação de O Globo, o miliciano foi, a pedido da Segurança Pública do RJ, transferido para uma unidade prisional de segurança máxima.

RESUMO DA DELAÇÃO

08/05 - Testemunha diz que Marcello Siciliano (PHS) e Orlando de Curicica queriam Marielle morta.

Motivação seria avanço de ações comunitárias da vereadora na Zona Oeste.

Conversas sobre o crime teriam começado em junho de 2017.

Ex-aliado de Orlando citou, além de Siciliano e o miliciano, outras quatro pessoas.

Homem chamado "Thiago Macaco" teria levantado informações sobre Marielle.

Fonte: G1 Rio de Janeiro

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes