Terça-feira, 19 de março de 2024

Projeto em defesa das mulheres em atendimento no Noroeste

20/05/2019 às 16h35

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Unidades móveis funcionarão como uma base itinerante de enfrentamento à violência contra as mulheres / Foto: Núcleo de Imprensa Governo do Estado

O governador Wilson Witzel participou, nesta segunda-feira (20/05), do lançamento do programa UMA por Todas, que atenderá mulheres vítimas de violência em unidades móveis que percorrerão o estado. O projeto conta com dois ônibus equipados, doados pelo governo federal, que circularão de forma simultânea pelos municípios. Nesta primeira etapa serão contemplados seis cidades do Noroeste fluminense: Itaperuna; Natividade; Bom Jesus de Itabapoana; Santo Antônio de Pádua, Miracema e São José de Ubá.

“Hoje é um dia muito especial, um dia em que nós estamos começando um grande programa para combater a violência contra a mulher. Daremos todo suporte de atendimento a essas mulheres para que elas possam se sentir acolhidas. Vamos reduzir a violência contra mulher”, comemorou o governador Wilson Witzel.

As unidades móveis recuperadas pela atual gestão funcionarão como uma base itinerante de enfrentamento à violência contra as mulheres. Estarão disponíveis serviços de acolhimento, acesso a direitos, assistência psicossocial e jurídica, palestras, campanhas preventivas, informações sobre as leis Maria da Penha e do Feminicídio e recebimento de denúncias. Além disso, estão programadas reuniões com representantes das prefeituras para tratar da importância da implantação de serviços locais especializados no atendimento de emergência à mulher e na prevenção da violência contra elas.

“É fundamental engajar, motivar e alertar sobre a necessidade de os municípios desenvolverem uma rede de proteção às mulheres, com oferta de serviços que incluam desde a isenção de taxa e segunda via de documentos e certidões, passando pela assistência jurídica e psicológica, até o recebimento de denúncias”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Fabiana Bentes. 

O projeto UMA por Todas também realizará palestras sobre saúde da mulher, oferecerá isenção de taxa e segunda via de documentos e certidões, por meio do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), e oficinas nutricionais, por meio da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional. Em parceria com a AgeRio – Agência Estadual de Fomento, da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, as mulheres receberão ainda orientação sobre obtenção de microcrédito para pequenos empreendimentos.

“Esse microcrédito é fundamental para dar independência às mulheres, para empoderá-las e dar uma qualidade de vida melhor a elas. É um valor de R$ 3 mil até R$ 15 mil. Todos os projetos vão ser avaliados para que esse microcrédito seja concedido na região Noroeste do estado”, afirmou Witzel.

Após o lançamento do projeto, no Palácio Guanabara, a secretária Fabiana Bentes, seguiu acompanhando a caravana, que fará a primeira parada em Santo Antônio Pádua nesta segunda-feira, onde se reunirá reunião com lideranças locais. O atendimento no Noroeste fluminense começa amanhã (21/05).

Serviço:

Dia 21/05 – das 9h às 16h

Natividade

- Praça Ferreira Rabello, s/n - Centro (em frente à Igreja Matriz)

Santo Antônio de Pádua

- Praça Monsenhor Diniz, s/n - Centro

Dia 22/05 - das 9h às 16h

Itaperuna

- Praça Antônio Garcia de Freitas - Retiro do Muriaé (Distrito)

Miracema

- Praça Dona Ermelinda (em frente à igreja matriz)

Dia 23/05 - das 9h às 16h

Bom Jesus de Itabapoana

- Rua Governador Portela, s/n - Centro

São José de Ubá

- Rua Sete de Setembro, Praça da Matriz, s/n - Centro (em frente ao Posto Policial)

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes