Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Reativação de cursos vai regularizar o fluxo na carreira de quase 10 mil Policiais Militares

21/09/2019 às 11h51

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Alguns desses cursos, que em condições normais são realizados anualmente, estavam suspensos há cinco anos, prejudicando muito o desenvolvimento profissional, principalmente de cabos e sargentos da Corporação. / Foto: Reprodução

Uma série de medidas adotadas pela Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro recolocou nos trilhos o fluxo de carreiras na Corporação, especialmente entre os praças.

Quase 10 mil policiais militares começam a ser beneficiados com a reativação de cursos indispensáveis para as mudanças de patente. Alguns desses cursos, que em condições normais são realizados anualmente, estavam suspensos há cinco anos, prejudicando muito o desenvolvimento profissional, principalmente de cabos e sargentos da Corporação.

Um relatório produzido pela DGEI informa a reativação de cursos, atendendo o anseio de milhares de policiais que ficaram privados do benefício da promoção, como também abrindo melhores perspectivas para os recém-incorporados ao quadro da PM.

CEFC

O Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC) é necessário para que o cabo tenha qualificação para ser promovido a Terceiro Sargento. Com 3.593 matriculados, esse curso teve início em agosto último e será concluído em fevereiro, habilitando os cabos até o final de 2021.

CAS

A versão 2018 do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), imprescindível para promoção a Primeiro Sargento foi suspenso em meados do ano passado. Retomado em maio último, o curso se estenderá até fevereiro de 2021, com 457 sargentos matriculados.

Em março do ano que vem, terá início o CAS 2020. O processo seletivo já foi aberto com oferta para 1.000 vagas.

Em fevereiro de 2020, terá início o CASAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos para Área de Saúde), indispensável para promoção a Primeiro Sargento do quadro de saúde. Foram disponibilizadas 210 vagas para todos os inscritos. Basta aprovação no exame intelectual.

CEFS

Iniciado no ano passado, o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS), necessário para a promoção a Segundo Sargento, foi concluído em julho último, habilitando 2541 sargentos para promoções até 2021.

OUTROS CURSOS E CONCURSOS

Está em andamento o concurso de habilitação de músicos, iniciado em agosto último, destinado a sargentos músicos.

Também será aberto concurso para habilitar o acesso ao QOA (Quadro de Oficiais Administrativos) e QOE (Quadro de Oficiais Especialistas). A instrução normativa para a promoção ao QOA e QOE, com previsão de 160 vagas para o primeiro semestre de 2020, está pronta, aguardando alteração do decreto.

Em relação à carreira de oficiais, estão em andamento três cursos: o Curso Superior de Polícia Integrada (CSPI), o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais de Polícia Militar (QOPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais Administrativos (QOA).

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes