Quinta-feira, 28 de março de 2024

Roubos de carga registram queda, mas mortes por intervenção policial dão salto no Rio

17/07/2018 às 11h50

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os números de homicídios decorrentes de intervenção policial, no entanto, deram um salto: subiram 59,8% em relação ao mesmo mês do ano passado / Foto: Reprodução

O mês de junho registrou queda no roubo de cargas e roubo de veículos, segundo os dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP). Foi a primeira vez desde outubro de 2016 que as ocorrências de roubos de carros ficaram abaixo das 4.100 em um mês. Os números de homicídios decorrentes de intervenção policial, no entanto, deram um salto: subiram 59,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os dados são referentes aos registros de ocorrências lavrados nas delegacias da Polícia Civil em junho.

De acordo com os números oficiais, os roubos de cargas caíram pelo terceiro mês consecutivo na comparação com o ano passado. Segundo o ISP, estes números estão no mesmo patamar de maio, indicando que a queda observada no mês não foi causada apenas pela greve dos caminhoneiros. Em relação a junho de 2017, a queda foi de 23%. Este ano foram registrados 755 casos, contra 982 do ano passado.

Os homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, registraram queda de 3,8% em comparação com junho de 2017, quando ocorreram 390. Em junho deste ano foram 375.

Os casos de letalidade violenta tiveram queda de 5% em relação a maio, mas não em relação a junho do ano passado. Estes números se referem aos casos de homicídios dolosos, homicídios decorrentes de intervenção policial, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Aumento de homicídios decorrentes de intervenções policiais

Os homicídios decorrentes de intervenções policiais registraram aumento de 59,8% em relação a junho do ano passado e subiu 9,2% em relação a maio deste ano.

Em relação aos roubos de veículos, o ISP destaca que ocorreu uma queda considerada consistente a partir de abril. Em comparação a junho do ano passado, a queda foi de 12% no índice.

O porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, destacou que este crime está relacionado à morte de policiais.

"Roubo de veículos é um crime que está intimamente ligado à morte de policiais. Hoje quando a gente observa a mancha criminal de roubo de veículos, ela coincide com a morte de policiais. Prevenir o roubo de veículos é prevenir a morte de policiais", destacou. Apenas este ano, 60 policiais militares morreram assassinados no RJ.

De acordo com o ISP, algumas das áreas que contribuíram para redução nos seis primeiros meses do ano foram do Grande Méier, Madureira, Pavuna, e em Belford Roxo e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Crimes contra o patrimônio

As ocorrências de roubo de rua, que incluem as modalidades contra pedestres, em ônibus e de aparelho celular, também são menores do que no segundo semestre do ano passado. O ISP considera que os números do primeiro semestre não são considerados ideais para a comparação com os dados atuais, pois foram impactados pela paralisação dos policiais civis que aconteceu naquele período.

Na comparação dos meses de junho deste ano com o ano passado, há uma queda de 7%.

Os números de roubos a estabelecimentos comerciais tiveram uma queda iniciada em maio e acentuada em junho, quando chegaram a 525 ocorrências, representando uma baixa de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação ao mês de maio, essa redução foi de 16%.

Fonte: G1 Rio de Janeiro

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes