Sexta-feira, 19 de abril de 2024

SES transporta por helicóptero o 100º órgão para transplante em 2019

21/07/2019 às 15h35 21/07/2019 às 15h43 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
SES transporta por helicóptero o 100º órgão para transplante em 2019 / Foto: Reprodução

O céu é o limite para salvar vidas. O Programa Estadual de Transplantes da SES-RJ, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, atingiu neste sábado (20/07) a marca de 100 órgãos transportados por helicópteros em 2019. Com isso, o Estado alcançou a média de um órgão para transplante em voos a cada dois dias. Em todo o ano passado, foram 105 órgãos transportados por esse tipo de aeronave.

Nesse tipo de cirurgia, cada minuto faz diferença para que o órgão seja levado do doador para o receptor e, em áreas metropolitanas, o transporte aéreo garante a agilidade necessária. Além do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ, o Batalhão de Choque da PMERJ também apoia os procedimentos do PET, ajudando, pelo ar e pela terra, a salvar vidas em todo o Rio de Janeiro.

Desde sua criação, em 2010, o PET já realizou mais de 15 mil transplantes, fazendo com que o Rio saísse dos últimos lugares do ranking nacional para ocupar as primeiras colocações no país. Hoje, o PET realiza captação e transplante de coração, fígado, rim, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera (membrana que protege o globo ocular). No primeiro semestre de 2019, os números chegaram a 378 transplantes de órgãos sólidos.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes