Sexta-feira, 29 de março de 2024

Sistema de Alerta de Cheias do Inea: rios em Rio das Ostras e Macaé com alerta máximo

18/05/2019 às 09h45 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O Sistema de Alerta de Cheias, que funciona desde 2008, associa a previsão de chuvas com o monitoramento da situação dos rios / Foto: Reprodução

O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu, há pouco, alertas máximos para os rios Jundiá, em Rio das Ostras,  e São Pedro, em Macaé,  que indicam iminência de transbordamento.

O Sistema de Alerta de Cheias, que funciona desde 2008, associa a previsão de chuvas com o monitoramento da situação dos rios. São 113 estações hidrometeorológicas e dois radares de última geração que acompanham as condições do tempo atreladas às dos rios em 36 municípios espalhados pelo estado. Estes equipamentos ajudam a monitorar a possibilidade de transbordamento de corpos hídricos, diante de chuvas intensas.

 As Defesas Civis Municipais e outros órgãos recebem avisos quanto à iminência de chuvas intensas associadas ao comportamento do nível dos rios monitorados, conforme cinco estágios de classificação: vigilância, atenção, alerta, alerta máximo e transbordamento – que se referem às condições dos rios. 

 Para municípios menores, que não têm a estrutura da capital fluminense, o monitoramento do sistema do Inea é uma ferramenta ainda mais importante, para as autoridades estarem informadas acerca das chuvas e dos corpos hídricos.

 Os avisos emitidos auxiliam na antecipação dos agentes públicos diante de situações adversas e no planejamento de ações preventivas locais.

 As seguintes cidades recebem as informações do Alerta de Cheias:

 Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Maricá, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, São João de Meriti, Silva Jardim e Teresópolis.

 A equipe do Alerta de Cheias trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, na Sala de Situação na sede do Inea, acompanhando a situação nas estações hidrometeorológicas e nos radares meteorológicos.

 

 

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes