Quarta-feira, 24 de abril de 2024

SOS Crianças Desaparecidas soluciona 84% dos casos

26/04/2018 às 09h44 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A iniciativa, pioneira no país, divulga nos veículos de comunicação a foto dos desaparecidos / Foto: Ascom

O SOS Crianças Desaparecidas, programa da Fundação para a Infância e Adolescência (Fia), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, já localizou 2.958 de 3.490 crianças e adolescentes desaparecidos no Estado do Rio, o que representa 84,76% dos casos solucionados.

A iniciativa, pioneira no país, divulga nos veículos de comunicação a foto dos desaparecidos, além de oferecer atendimento psicológico às famílias e receber informações sobre o possível paradeiro de crianças e adolescentes por meio de sua central telefônica.

 “ O SOS é um serviço de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos. Em qualquer delegacia, a família poderá fazer o registro de ocorrência, que encaminhará os pais para a FIA. Nossa sede fica em Botafogo. Lá a família passa por uma entrevista, e preenche um cadastro com autorização da imagem da criança e adolescente. Fazemos a articulação com os veículos de comunicação parceiros para conseguir mais sucesso em nosso trabalho. A exposição das imagens também é colocada em nosso site e nos contracheques do Estado” explicou o coordenador do programa, Luiz Henrique Oliveira.
 
Conscientização
 
O trabalho, que completou 22 anos, também atua na prevenção de casos de desaparecimento.
“ O grande número de ocorrências registradas fez com que desenvolvêssemos projetos especiais em ocasiões de grande concentração popular, como Réveillon e Carnaval. Evitar que crianças desapareçam implica num trabalho de conscientização da população em geral, com a distribuição de pulseiras de identificação e orientação sobre a importância de sua utilização “acrescentou o coordenador do programa.
 
Desaparecidos: maioria dos casos é relacionada à violência
 
De acordo com o programa SOS Crianças Desaparecidas, 77,22% dos casos de crianças e adolescentes localizados estão relacionados a situações de fuga do lar devido à violência intrafamiliar. Há ainda casos de subtração de incapaz, conflitos de guarda, sequestro, abandono, entre outros.
 
Saiba como proceder
 
Em caso de desaparecimento, o responsável deve procurar uma delegacia e fazer o registro de ocorrência imediatamente, conforme garante a Lei Federal n° 11259/2005. É preciso comparecer ao programa SOS Crianças Desaparecidas munidos do Registro de Ocorrência Policial, Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade da criança ou adolescente desaparecido, foto mais recente, documento de identificação do responsável e comprovante de residência.  

O SOS Crianças Desaparecidas atende pela central telefônica (21) 2286-8337.
 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes