Sexta-feira, 29 de março de 2024

Técnicos industriais sairão do Sistema Confea/Crea em 21 de setembro

14/09/2018 às 12h38

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Conselho Federal dos Técnicos Industriais passa a regulamentar e fiscalizar o exercício profissional desta categoria. / Foto: Reprodução

A partir de 21 de setembro deste ano, os técnicos industriais não estarão mais vinculados ao Sistema Confea/Crea/Mútua. Por conta da Lei 13.639, que tramitou por muitos anos no Congresso Nacional e foi sancionada pela Presidência da República em março de 2018, estes profissionais serão transferidos para o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), órgão que passa a regulamentar e fiscalizar o exercício profissional desta categoria.

“É com tristeza que o Crea-RJ vê a saída dos técnicos industriais. Entendemos que sempre juntos fomos mais fortes em nosso diálogo com a sociedade na busca por reconhecimento das profissões, nas campanhas de conscientização, nos debates sobre segurança ao contratar profissionais registrados. Nosso relacionamento com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com os demais entes públicos também sempre foi mais consistente e bem sucedido exatamente por estarmos unidos”, ressaltou o Luiz Antonio Cosenza, Presidente do Crea-RJ.

Agora com a sanção da Lei 13.639 de março de 2018, todos os profissionais técnicos Industriais são obrigados a ingressar no novo conselho. Com isto, a partir de 21 de setembro, nenhum Crea poderá mais emitir qualquer documento, registrar, orientar, emitir acervo técnico ou ART desses profissionais.

Entende-se como técnicos industriais de nível médio os profissionais do grupo das engenharias – mecânica e metalurgia, química, elétrica, civil, agrimensura, geologia e minas. É importante entender que os técnicos em segurança do trabalho pertencem ao grupo especial e continuam a fazer parte do Sistema Confea/Crea. 

Fonte: Redação/Crea

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes