Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aftosa: vacinação do gado de pequeno criador começa hoje

Previsão é vacinar entre 23 mil e 24 mil animais de criadores com até 70 cabeças

01/05/2018 às 10h28 02/05/2018 às 09h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Na segunda etapa da campanha contra aftosa, em novembro, apenas os animais com até 24 meses deverão ser vacinados / Foto: Luis Macapá-Supcom

Vai ser em uma propriedade rural no Assentamento Zumbi Um, nas imediações da antiga Usina São João, em Guarus, nesta quarta-feira (02/05), às 9h, o início da vacinação de gado de pequenos criadores contra a febre aftosa. O trabalho da Superintendência Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), sem custos para o criador, começa no mesmo dia do lançamento da 1ª Etapa da Campanha Nacional para médios e grandes criadores em Campos, coordenado pela Defesa Agropecuária Estadual.

A previsão da SMAP é vacinar entre 23 mil e 24 mil animais de criadores com até 70 cabeças, até o final de maio. Destes, cerca de seis mil também receberão doses contra a raiva e a manqueira. Todos os animais devem estar registrados na Defesa Agropecuária. Na segunda etapa da campanha contra aftosa, em novembro, apenas os animais com até 24 meses deverão ser vacinados.

Campos tem hoje cerca de 270 mil animais cadastrados na Defesa Agropecuária Estadual, dos quais mais de 23 mil pertencem a criadores considerados “pequenos”. Grandes e médios terão que comprar a vacina e providenciar a imunização, com acompanhamento da Defesa Agropecuária.

O estado do Rio de Janeiro é considerado “área livre de febre aftosa com vacinação” pelas autoridades sanitárias há mais de 20 anos. Os últimos casos foram em 1997: um em Magé, na Região Metropolitana, e outro em Itaperuna, no Noroeste.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes