Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Agricultura comemora ano de chuvas regulares

11/12/2018 às 18h06

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Segundo o superintendente, a safra de cana de 2019 deverá ser bem melhor que a deste ano / Foto: Divulgação Supcom

Faltam poucos dias para o fim de 2018, mas a Superintendência de Agricultura e Pecuária já comemora o ano de chuvas regulares, com intensidade acima do considerado normal para a região e bem distribuída praticamente durante todos os meses. A avaliação é do superintendente Nildo Cardoso, que acompanha atentamente todos os dados desde o início do ano e se mostrou surpreso com o quadro.

"Não tínhamos isso há mais de 10 anos. Em 2017 foram pouco mais de 600mm, mas a chuva intensa mesmo só caiu a partir de 30 de novembro. Já neste ano choveu regularmente em todos os meses. Até em julho e agosto, que são tradicionalmente secos, tivemos chuva, atingindo até agora mais de 1.000mm na média, considerando todo o município. E se continuar chovendo, podemos fechar 2018 com o dobro da chuva do ano anterior", observa Nildo.

Segundo o superintendente, a safra de cana de 2019 deverá ser bem melhor que a deste ano, que está no final e já mostrou alguma recuperação. Mas para quem explora culturas de ciclo mais curto, como verduras e legumes, o efeito foi sentido desde o início do ano. E o mesmo acontece com criadores de gado de leite e de corte, uma vez que as pastagens permaneceram verdes por todo o ano.

"Em 2017 fomos o único município da região a não decretar estado de emergência no final do ano passado e acabamos acertando, porque logo começou a chover. E de lá pra cá, até hoje, temos gado gordo no campo, boa produção de carne e leite, bem como a de verduras, legumes, tubérculos e frutas. O produtor rural está rindo à toa, porque praticamente não precisou irrigar as lavouras", acrescenta Nildo.

Exemplo disso é a produtora Vanilce Sales Xavier, de 53 anos, que ao lado do marido e do filho, planta de tudo um pouco na propriedade no assentamento Ilha Grande, na Baixada Campista. “Foi muito bom. Colhemos muita batata, aipim, tomate, pimentão e verduras praticamente sem irrigação”, explicou. “Desde que a família do meu sogro chegou aqui, há 10 anos, esse é o melhor ano”, completou José Paulo Lopes, 31, que com a esposa e mais cinco pessoas da família dela, também conseguiram boa colheita de abóbora, aipim e verduras na propriedade no assentamento Josué de Castro, em Morro do Coco, na área Norte do município.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes