Sexta-feira, 29 de março de 2024

Agricultura retira ''obstáculo'' de lagoa e beneficia agricultores e pescadores

12/12/2018 às 15h27 12/12/2018 às 15h35

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Foi removido o pilar de uma ponte que desabou há mais de 10 anos e dificultava a passagem da água do rio Paraíba do Sul para a Lagoa do Campelo / Foto: Divulgação Supcom

Com a utilização de uma máquina com pá hidráulica, a Superintendência de Agricultura e Pecuária realizou a desobstrução do Canal do Vigário, em Guarus, na altura do Assentamento Zumbi dos Palmares I, em Guarus. Foi retirado um pilar de concreto em um trecho onde existia uma velha ponte férrea, que desabou há mais de 10 anos. A estrutura prejudicava o escoamento da água quando o Rio Paraíba do Sul ficava mais baixo.

"O canal liga o rio à Lagoa de Campelo, a cerca de 15 quilômetros, mas a adução de água só acontecia quando ele estava acima de 7 metros. Com a retirada do pilar, a água que estava represada já começou a correr. Com isso, os agricultores à margem do canal serão beneficiados", explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.

A retirada do pilar de mais de 10 toneladas tranquilizou os assentados do Zumbi I, que temiam ser prejudicados com a falta de água em suas propriedades, mesmo com o Paraíba do Sul cheio, mas com cota abaixo de 7 metros.

"Agora, quando o rio atingir 5,4 metros, a água já vai passar pelo local da velha ponte, pois não terá mais o obstáculo. Com isso, ganhamos não apenas nós, produtores rurais, mas também os pescadores da Lagoa do Campelo, com alevinos que irão do rio para a lagoa através do canal", afirma aliviado o agricultor Emilton Basílio de Souza, o Pico, de 54 anos, dono de um lote no assentamento Zumbi I.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes