Argentina fará eliminação gradual do 2,4-D

Facebook Whatsapp Twitter
Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Argentina fará eliminação gradual do 2,4-D

Facebook Whatsapp Twitter

01/08/2019 às 15h25 Aline Mendes

Reprodução
Senasa teme danos às culturas agrícolas, florestais ou outras devido à sua "alta volatilidade"

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) publicou hoje no Diário Oficial da União duas resoluções que visam eliminar o uso de 2,4-D em formulações de ésteres butílicos e isobutílicos. De acordo com a agência, as formulações ainda podem ser usadas. 

“É proibida a importação, processamento, fracionamento, comercialização e uso das formulações de ésteres butílicos e isobutílicos do ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) em diferentes estágios. (...) Existem outras formulações registradas com base no princípio ativo 2,4-D que apresentam menor potencial de volatilidade, reduzindo assim o risco de deriva externa para o lote tratado”, afirmou a Senasa. 

Os prazos para as proibições da Senasa para 2,4-D butil e isobutil são de 120 dias a partir de quarta-feira para importação, 365 dias para processamento e fracionamento, e 730 dias para comercialização e uso. As empresas que possuem produtos atingidos por esta resolução devem declarar seus estoques em prazo não superior a 30 dias, detalhando a quantidade de embalagens, capacidade, lote e prazo de validade. Aqueles com estoques restantes, também devem declará-lo em não mais que 15 dias. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Segundo a agência, a substância ativa do 2,4-D (Diclorofenoxiacético), "poderia causar danos às culturas agrícolas, florestais ou outros cultivos devido à sua alta volatilidade em diferentes regiões do país. Os danos causados às culturas não-alvo (de aplicações) se traduzem em baixo rendimento destes, gerando perdas consideráveis nas diversas culturas, além de danos às pessoas e ao meio ambiente", afirmou. 

Fonte: Agrolink

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso