Sábado, 20 de abril de 2024

Carne de frango: líderes na exportação vêm perdendo mercado

12/11/2018 às 11h27

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Assim, feitas as contas, constata-se que o incremento conjunto dos dois líderes não chegou a 25%, ou seja, correspondeu apenas à metade do aumento registrado em nível mundial / Foto: Reprodução

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) apontam que, entre 2007 e 2017, as exportações mundiais de carne de frango aumentaram quase 50%, passando de 7,385 milhões de toneladas para pouco mais de 11 milhões de tonelada.

Nesse contexto, as vendas externas do Brasil – primeiro exportador mundial de carne de frango – aumentaram menos de 32%; enquanto as dos EUA – que ocupa a segunda colocação – tiveram expansão ainda menor, de pouco mais de 17%.

Assim, feitas as contas, constata-se que o incremento conjunto dos dois líderes não chegou a 25%, ou seja, correspondeu apenas à metade do aumento registrado em nível mundial.

Isso, em outras palavras, significa que a grande expansão ficou concentrada nos demais exportadores – países que ampliaram suas vendas externas nessa década ou, mesmo, países que aumentaram significativamente sua produção, passando de importadores a exportadores do produto.

Em decorrência, a participação desses países no volume total exportado mundialmente aumentou mais de 50%: correspondia a menos de um quarto do total em 2007; agora representa mais de um terço. Já a participação brasileira caiu quase 12% (de, praticamente, 40% para cerca de 35%) e a dos EUA mais de 21% (de 36% para 28%).

Em síntese, não se pode dizer que as exportações brasileiras ou norte-americanas caminhem mal. Os demais exportadores é que vem tendo um desempenho muitíssimo melhor. Por isso – caso brasileiro – há muito que aperfeiçoar para continuar evoluindo e garantindo a liderança.

Fonte: Portal do Agronegócio

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes