Sábado, 20 de abril de 2024

Colheitas de soja e milho avançam forte no Brasil

16/04/2019 às 12h02

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Mesmo com registro de chuvas sobre parte importante da região produtora de soja do País / Foto: Reprodução

As colheitas tanto da soja como do milho de verão 2019 avançaram significativamente no Brasil essa semana, conforme levantamento realizado pela Datagro Consultoria. Os trabalhos de campo chegaram a 88,9% da área projetada, com razoável avanço de quase seis pontos percentuais sobre os 83,0% registrados na semana anterior. 

“Mesmo assim, o fluxo segue recorde para o período, superior aos 86,0% em igual momento do ano passado, e dos 87,0% dos recordes de 2016 e 2015. E também acima dos 86,6% da média para 5 anos. Mesmo com registro de chuvas sobre parte importante da região produtora de soja do País, a colheita da oleaginosa avançou de forma significativa, considerando o período encerrado no dia 12 de abril”, comenta a Datagro.

Também houve avanço positivo nos trabalhos de colheita do milho de verão 2019, atingindo 83,0% na região Centro-Sul até essa segunda semana de Abril: “Forte alta sobre os 73,1% da semana anterior. Com a colheita da soja caminhando para o fim, o fluxo no milho vem se acelerando. O ritmo está acima dos 80,0% em igual momento de 2018. Mas abaixo dos 88,0% de 2017, e dos 84,7% da média de cinco anos”.

CLIMA

O fim de semana foi recheado de chuvas dispersas por todo o Centro/Norte do Brasil e uma pequena região ao Centro da Argentina, de acordo com mapas climáticos analisados pela Consultoria AgResource: “Os totais pluviométricos somaram entre 20-40mm nestes últimos 3 dias, principalmente sobre o sudoeste de Goiás, oeste de Minas Gerais, nordeste do Mato Grosso do Sul e o médio/norte do Mato Grosso. Além do mais, índices mais sucintos de até 15mm foram observados por 85% do MATOPIBA”.

“Toda a macrorregião do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e todo o Paraguai presenciaram céu limpo e temperaturas mais quentes do que o normal. Nos próximos 5 dias, as chuvas continuam se concentrando sobre o Centro/Norte brasileiro, também regando o Rio Grande do Sul. O estado do Paraná segue sob estiagens, que já trazem impactos nas produtividades do milho-safrinha”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Fonte: Agrolink

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes