Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Criação de peixes é alternativa de renda para pequenos produtores rurais de Campos

09/07/2018 às 11h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Com dois ciclos anuais, um tanque de cinco mil litros comporta até mil tilápias. O resultado é uma renda de aproximadamente R$ 4 mil / Foto: Reprodução/Silvana Rust-Supcom

A criação de peixes é uma alternativa de renda para os pequenos produtores rurais de Campos, em especial as famílias de assentamentos no município. 

"Estamos trabalhando a fim de construir uma Campos além da dependência dos royalties. Voltar o olhar e valorizar os pequenos e médios produtores rurais, a agricultura familiar, nesse caso. A aquicultura familiar é um dos compromissos da nossa gestão", afirmou o prefeito Rafael Diniz.

De acordo com o superintendente adjunto da Superintendência municipal de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, a criação de peixes é uma forma de agregar renda ao aquicultor e para aqueles que têm aptidão com a cultura. 

Um tanque com cinco mil litros de água comporta até mil tilápias. No final do ciclo de cinco meses, é possível obter peixes com 500 gramas, em média. O resultado é uma renda de aproximadamente R$ 4 mil com dois ciclos anuais. A Prefeitura de Campos apoia esta cultura com fomento, licenciamento ambiental e acompanhamento de especialistas. Atualmente, há dois tanques com produção de tilápia, um no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista, e outro no Assentamento Zumbi.

Ainda segundo José Armando, a água utilizada nos tanques de criação de peixes serve para a irrigação de pequenas hortas ou irrigação por gotejamento. A superintendência oferece, ainda, apoio à criação de camarão. 

"Atualmente, temos carcinocultura em quatro fazendas. Com recursos dos próprios criadores de camarão e apoio do município, estamos buscando alternativas na economia local para reduzir a dependência do município em relação aos royalties", finalizou o superintendente adjunto.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes