Criado novo recurso genômico para melhorar tomates

Facebook Whatsapp Twitter
Quinta-feira, 18 de julho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Criado novo recurso genômico para melhorar tomates

Facebook Whatsapp Twitter Google+

14/05/2019 às 11h03

Reprodução
Técnica pode melhorar o sabor do fruto

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Pesquisadores do Instituto Boyce Thompson (BTI), nos Estados Unidos, e colegas de instituições parceiras criaram um pan-genoma que captura toda a informação genética de 725 tomates silvestres cultivados e intimamente relacionados, estabelecendo um recurso que promete ajudar os criadores a desenvolver variedades mais saborosas e sustentáveis. Os criadores de tomates tradicionalmente enfatizam características que melhoram a produção, como frutas maiores e mais frutas por planta, mas acabam fazendo com que algumas características sejam perdidas. 

"O pan-genoma fornece essencialmente um reservatório de genes adicionais não presentes no genoma de referência", disse o membro do corpo docente do BTI, Zhangjun Fei. "Criadores podem explorar o genoma pan-genético para genes de interesse e, potencialmente, selecionar para eles como eles fazem ainda mais para melhorar seus tomates”, completa. 

A primeira sequência do genoma do tomateiro foi uma grande variedade moderna publicada em 2012, revelando aproximadamente 35.000 genes e facilitando os esforços de melhoria das culturas. Desde então, várias centenas de genótipos adicionais de tomate foram sequenciados. “O presente estudo é o primeiro a extrair todas essas sequências do genoma - bem como outras 166 novas sequências geradas pelos pesquisadores - para procurar genes que estavam ausentes do genoma de referência”, diz o relatório da pesquisa. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

"Durante a domesticação e melhoramento do tomate, as pessoas concentraram-se principalmente em características que aumentariam a produção, como tamanho da fruta e prazo de validade, então alguns genes envolvidos em outras características importantes de qualidade de frutos e tolerância ao estresse foram perdidos durante este período", conclui. 

Fonte: Agrolink


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso