Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dragagem em novo trecho do canal Cambaíba passa de um quilômetro

20/04/2018 às 15h10

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Além do trabalho já feito no Cambaíba no ano passado, foram realizadas também intervenções em 10 dos 40 quilômetros do Canal Coqueiros, e nos canais São Bento e da Onça / Foto: Divulgação

O novo trecho sob intervenção do canal Cambaíba já conta com mais de um quilômetro dragado, desde o reinício dos trabalhos no último dia 10. Duas máquinas, uma da Prefeitura de Campos e outra da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), iniciaram o serviço. A previsão é de que a dragagem nos nove quilômetros restantes leve até 50 dias, até chegar ao trecho já limpo, de sete quilômetros, resolvendo o problema de alagamento de fazendas, devido às últimas chuvas. O serviço na parte dragada no ano passado também foi em parceria com o governo do Estado.

"Essa nova dragagem, iniciada na parte em que o Cambaíba deságua no Canal São Bento, já no limite com São João da Barra, está avançando muito bem, com 1 quilômetro e 200 metros já limpos, em direção ao trecho que já atuamos no ano passado. E os produtores rurais estão colaborando bastante, retirando as cercas para a passagem das máquinas. Esperamos concluir dentro do prazo", afirmou o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.

Há cerca de 20 dias, relembra Nildo, a intervenção não podia ser feita porque o alagamento impedia a entrada das máquinas. Em muitas áreas, lagoas que há décadas haviam sido drenadas também acabaram cheias com as últimas chuvas, alimentando ainda mais o canal. Nos últimos 10 dias, com o escoamento parcial do alagamento, o serviço pôde ser iniciado. 

Além do trabalho já feito no Cambaíba no ano passado, foram realizadas também intervenções em 10 dos 40 quilômetros do Canal Coqueiros, e nos canais São Bento e da Onça. E desde outubro é feita a dragagem no Canal do Caxexo, onde já foram limpos cerca de 10 quilômetros, faltando apenas dois para completar o serviço. Em novembro, foi feita intervenção na região da Ponte do Gote, para evitar comprometimento da estrutura em épocas de aumento do nível do Canal das Flechas. Também o canal Rio Novo passa por intervenção desde dezembro, além de outros de menor porte.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes