Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Limpeza do Canal do Vigário chega à reta final e beneficia pescadores e agricultores

28/12/2018 às 10h25

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Intervenção chega ao trecho próximo da Lagoa do Campelo, cerca de 20 quilômetros do ponto da comporta, perto do Rio Paraíba do Sul / Foto: Reprodução/Jean Barreto-Supcom

Está prevista para terminar nos próximos dias a intervenção realizada pela Superintendência de Agricultura e Pecuária no trecho final do Canal do Vigário, usado para adução de água do Rio Paraíba do Sul até a Lagoa do Campelo, a mais de 20 quilômetros do ponto inicial. Além dos cerca de 100 pescadores da localidade de Mundéus, em Travessão, a dragagem também beneficia com irrigação milhares de famílias de pequenos agricultores dos assentamentos Zumbi I, II e III, cujas terras são cortadas pelo Canal do Vigário. 

"Em uma intervenção no início do canal, há algumas semanas, retiramos do canal uma coluna de concreto de uma velha ponte ferroviária que estava atravessada e atrapalhando o escoamento da água. Se antes a água só passava quando o rio atingia quase 6 metros, agora flui com o rio a 5,20m, mas no trecho perto da lagoa há muita vegetação aquática da espécie Taboa, por isso estamos fazendo a limpeza", explica o superintendente Nildo Cardoso.

Pescadores das localidades de Campelo e Mundéus, que em 2013 e 2014, na maior estiagem em 94 anos, viram a lagoa secar e perder a única fonte de sustento, situação revertida com duas intervenções – uma em 2015 e outra em 2017 –; respiram agora ainda mais aliviados. 

"Nos últimos dias a lagoa atingiu cerca de 3 metros e está com bastante peixe. É bom ver tudo assim novamente", comemora o pescador Leonardo Mathias, de 43 anos. “É dela que tiramos o sustento. Em 2015 nos mobilizamos pela dragagem que devolveu bastante água à lagoa, mas só agora começamos a ficar mais tranquilos”, completa Antônio Pereira, 71 anos, com quase 50 de profissão.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes