Limpeza do Canal do Vigário chega à reta final e beneficia pescadores e agricultores

Facebook Whatsapp Twitter
Quarta-feira, 19 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Limpeza do Canal do Vigário chega à reta final e beneficia pescadores e agricultores

Facebook Whatsapp Twitter Google+

28/12/2018 às 10h25

Reprodução/Jean Barreto-Supcom
Intervenção chega ao trecho próximo da Lagoa do Campelo, cerca de 20 quilômetros do ponto da comporta, perto do Rio Paraíba do Sul

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Está prevista para terminar nos próximos dias a intervenção realizada pela Superintendência de Agricultura e Pecuária no trecho final do Canal do Vigário, usado para adução de água do Rio Paraíba do Sul até a Lagoa do Campelo, a mais de 20 quilômetros do ponto inicial. Além dos cerca de 100 pescadores da localidade de Mundéus, em Travessão, a dragagem também beneficia com irrigação milhares de famílias de pequenos agricultores dos assentamentos Zumbi I, II e III, cujas terras são cortadas pelo Canal do Vigário. 

"Em uma intervenção no início do canal, há algumas semanas, retiramos do canal uma coluna de concreto de uma velha ponte ferroviária que estava atravessada e atrapalhando o escoamento da água. Se antes a água só passava quando o rio atingia quase 6 metros, agora flui com o rio a 5,20m, mas no trecho perto da lagoa há muita vegetação aquática da espécie Taboa, por isso estamos fazendo a limpeza", explica o superintendente Nildo Cardoso.

Pescadores das localidades de Campelo e Mundéus, que em 2013 e 2014, na maior estiagem em 94 anos, viram a lagoa secar e perder a única fonte de sustento, situação revertida com duas intervenções – uma em 2015 e outra em 2017 –; respiram agora ainda mais aliviados. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

"Nos últimos dias a lagoa atingiu cerca de 3 metros e está com bastante peixe. É bom ver tudo assim novamente", comemora o pescador Leonardo Mathias, de 43 anos. “É dela que tiramos o sustento. Em 2015 nos mobilizamos pela dragagem que devolveu bastante água à lagoa, mas só agora começamos a ficar mais tranquilos”, completa Antônio Pereira, 71 anos, com quase 50 de profissão.

Fonte: Supcom


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso