Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Milho com alto valor proteico também é resistente à erva daninha

20/06/2018 às 13h11 20/06/2018 às 13h12

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A invasora suga os nutrientes do milho, fazendo a planta murchar e atrofiando o seu crescimento / Foto: Reprodução

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da África Austral descobriu que variedades de milho que contêm melhor conteúdo nutricional, principalmente no que se refere à proteína, também são resistentes a erva daninha Striga. A invasora suga os nutrientes do milho, fazendo a planta murchar e atrofiando o seu crescimento.

De acordo com a pesquisa, a produção africana de milho pode registrar quedas de 20% a 80% dos campos, fazendo com que agricultores percam lavouras inteiras devido à erva. Peter Setimela, cientista do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo em Harare, Zimbábue, e coautor do estudo, explica as condições favoráveis para a disseminação da Striga e diz que os agricultores locais serão os maiores beneficiados com a nova descoberta.

"A Striga é conhecida por afetar campos que têm baixa fertilidade do solo. Suas sementes podem permanecer no solo por mais de 15 anos. Muitos pequenos agricultores não podem comprar produtos químicos para controlar a Striga. Eles também podem não conseguir comprar fertilizantes químicos”, comentou.

Ao todo, foram descobertas quatro variedades de milho que podem ser resistentes à planta invasora. Sentimela comenta que os testes feitos até agora foram em laboratório, mas garante que em contato com o campo as plantas mostrarão o mesmo resultado. O cientista afirma, ainda, que o estudo não é importante somente para aumentar a produção de milho, mas também produzi-lo com mais qualidade.

"Em última análise, as culturas serão cultivadas nos campos dos agricultores. Garantimos que os resultados de ambientes controlados também se aplicam às condições de campo. Essas variedades fornecerão opções para os agricultores em áreas com Striga. Eles vão melhorar a segurança alimentar e nutricional", disse.

Fonte: Portal do Agronegócio

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes