Ovo x Milho: o segundo pior poder de compra do Produtor de ovos na presente década

Facebook Whatsapp Twitter
Domingo, 21 de abril de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Ovo x Milho: o segundo pior poder de compra do Produtor de ovos na presente década

Facebook Whatsapp Twitter Google+

06/02/2019 às 16h20

Portal do Agronegócio
Com a valorização na cotação do milho e a desvalorização nos negócios realizados com ovos, foram necessárias 16,5 caixas de ovos para adquirir uma tonelada de milho.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Em janeiro, o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) sofreu queda mensal de 15%. Em doze meses, o índice de redução atingiu 13%. O Produtor de milho, por sua vez, obteve valorização de 3% e 19%, no mês e em doze meses, respectivamente, na comercialização do seu produto.

Assim, com a valorização na cotação do milho e a desvalorização nos negócios realizados com ovos, foram necessárias 16,5 caixas de ovos para adquirir uma tonelada de milho, causando situação ainda pior que dezembro último, quando a necessidade atingiu 13,6 caixas. Com isso, a perda mensal no poder de compra foi alta, de 17,6%.

Em doze meses, o índice negativo foi ainda maior, de quase 27%, pois, em janeiro de 2018, foram necessárias 12 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho. Isso já ajuda a apontar porque a relação atual é a segunda pior desde que o acompanhamento passou a ser realizado, consequentemente, também da presente década, perdendo, apenas, para o poder de compra do já distante janeiro de 2011, quando foram necessárias 16,7 caixas de ovos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Na comparação com a média histórica de janeiro dos últimos nove anos – 13,2 caixas de ovos -, a perda do produtor de ovos de janeiro último permanece extremamente alta, ficando em índice negativo na casa dos 20%.

Com a matéria-prima básica compondo mais de 70% do custo de produção, será preciso grande esforço do produtor de ovos para melhorar as condições de comercialização nos próximos meses e poder permanecer nessa atividade tão essencial para a qualidade de vida da população brasileira.

Fonte: Portal do Agronegócio


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso