Parceria da Emater-Rio e BB vai agilizar crédito rural para agricultura familiar no estado

Facebook Whatsapp Twitter
Terça-feira, 17 de julho de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Parceria da Emater-Rio e BB vai agilizar crédito rural para agricultura familiar no estado

Facebook Whatsapp Twitter Google+

10/07/2018 às 15h14 10/07/2018 às 15h18

Reprodução
Empresa vinculada à secretaria de Agricultura será correspondente bancário da instituição financeira

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Além de apoio técnico e serviços de extensão rural para agricultores familiares, os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater/Rio),  vinculada à secretaria estadual de Agricultura, passarão a atuar como correspondente bancário (Coban) do Banco do Brasil para operações de crédito rural, com linhas do Pronaf.

O contrato assinado nesta terça-feira (10/07) pela presidente e diretor técnico da Emater/Rio, Stella Romanos e Ricardo Mansur, e o Superintendente Estadual do BB, Raimundo Perez Ferraz Junior, em solenidade com as presenças do secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, do presidente da Federação de Agricultura do Estado – Faerj, Rodolfo Tavares, e técnicos da empresa e do banco, vai agilizar a concessão de crédito rural para agricultores familiares fluminenses.

Parceiros de longa data, a Emater/Rio e o Banco do Brasil vêm trabalhando para facilitar o acesso do pequeno produtor ao financiamento rural, bem como elevar o volume de recursos destinados à carteira agrícola no estado. A partir de agora, extensionistas, em diversos municípios fluminenses  também vão atuar como correspondente bancário agropecuário. Com isso, o produtor passará a realizar quase todo o processo de contratação de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), através do escritório da Emater/Rio, cabendo ao banco apenas a análise e aprovação.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Os técnicos da Emater/Rio passarão por processo de certificação como correspondente bancário agropecuário, realizado por certificadora credenciada pelo Banco Central. Os extensionistas também serão capacitados para operarem o sistema do Banco do Brasil.

Com o Coban, os produtores rurais terão seus créditos liberados em tempo recorde. O módulo é um sistema criado pelo BBl para que outras instituições que atuam com crédito rural possam colaborar na agilização do cadastro dos produtores que buscam financiamento através das linhas de crédito oferecidas pelo banco. Com a parceria, quando o extensionista elaborar o projeto para o produtor rural ele poderá, simultaneamente, cadastrá-lo no módulo e ir antecipando a consulta de sua viabilidade econômica.

Para a presidente da Emater/Rio, Stella Romanos, serão várias as vantagens para os agricultores. Desde a ampliação do horário de atendimento em relação ao do expediente bancário, até os ajustes diretamente com os técnicos da Emater/Rio, profundos conhecedores das atividades rurais e das linhas de crédito.

"É o resultado de uma luta de todos nós e uma vitória dos produtores rurais", enfatizou ela.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O crédito rural é uma das oportunidades que o agricultor familiar tem de investir e ampliar a sua atividade. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares.  O programa tem taxas e juros que variam entre 2,5 a 4,6% ao ano para o segmento. Os recursos são para o financiamento de custeio e investimento.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, com a parceria espera-se incrementar as operações de crédito rural no Rio de Janeiro em pelo menos 60%.

Fonte: Ascom


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso