Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pesquisadores tentam resistência do tomate ao calor

12/11/2019 às 11h03

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O tomate é altamente sensível ao estresse térmico, o que pode resultar em uma perda total de rendimento. / Foto: Reprodução

Pesquisadores revisaram tentativas recentes para melhorar a triagem quanto à tolerância ao calor e explorar recursos genéticos e genômicos em tomates. Eles fornecem fatores-chave relacionados a ambientes e características de fenotipagem (morfológicos, fisiológicos e metabólicos) a serem considerados para identificar e produzir genótipos termotolerantes. 

O tomate é altamente sensível ao estresse térmico, o que pode resultar em uma perda total de rendimento. Para se adaptar ao estresse térmico atual e futuro, há uma necessidade extrema de desenvolver cultivares tolerantes ao calor. Existe uma variabilidade significativa no germoplasma de tomate que pode ser aproveitado para produzir tolerância térmica. 

Com base em sua revisão, eles propõem que o uso de populações avançadas de backcross e linhas de substituição de segmentos cromossômicos é o melhor meio de explorar a variabilidade da tolerância ao calor em espécies de tomate não cultivadas. Eles aplicaram uma análise meta quantitativa das características (MQTL) nos dados de quatro experimentos de mapeamento para co-localizar QTL associado a características de tolerância ao calor (por exemplo, viabilidade do pólen, número de pólen, número de flores, protrusão de estilo, tamanho do estilo). 

A análise revelou 13 MQTL, dos quais 11 eram compostos por um cluster de QTL. No geral, houve uma redução de cerca de 1,5 vezes no intervalo de confiança (IC) do MQTL (31,82 cM) em comparação com o IC médio do QTL individual (47,4 cM). 

A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade de Gana e Instituto da Nova Zelândia para Pesquisas em Plantas e Alimentos. 

Fonte: Agrolink

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes