Quinta-feira, 28 de março de 2024

PIB-volume deve crescer 1,7% em 2018, mas preço relativo cai 4,8% e pressiona renda

01/10/2018 às 12h11

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Entre os segmentos (insumos, primário, indústria e agrosserviços), o destaque se mantém com os elos industriais e de serviços, embora também se estime crescimento dentro de porteira / Foto: Reprodução

A estimativa de crescimento do PIB-volume do agronegócio brasileiro para 2018 foi reajustado em junho para 1,7%, segundo estudos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Segundo pesquisadores do Cepea, entre os segmentos (insumos, primário, indústria e agrosserviços), o destaque se mantém com os elos industriais e de serviços, embora também se estime crescimento dentro de porteira.

As atuais estimativas sobre os preços relativos do agronegócio, por sua vez, apontam para perda de 4,8% – esse contexto indica que os produtos do setor estão se desvalorizando frente à média da economia brasileira. No balanço dos determinantes da renda, a redução em preços relativos se sobrepôs ao aumento estimado no volume, de modo que, para o PIB-renda do agronegócio, estima-se queda de 3,2%.

CONTEXTO MACROECONÔMICO BRASILEIRO

O PIB total, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cresceu 1,1% no primeiro semestre de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado – resultado aquém do esperado pelo mercado. Segundo o último relatório Focus do Banco Central, a estimativa de crescimento para o PIB, conforme média da análise de agentes do mercado, está em 1,4% para 2018, bastante abaixo dos 3,14% esperados no primeiro relatório Focus do Banco Central, divulgado no início de janeiro.

Segundo pesquisadores o Cepea, esse baixo crescimento econômico segue acompanhado pela manutenção do elevado déficit público, da alta taxa de desemprego e da tendência de queda do poder de compra da população brasileira, além das instabilidades do mercado associadas a especulações quanto às eleições. Este cenário é preocupante para todos os setores produtivos brasileiros, com destaque ao agronegócio, que também tem sofrido pressão de custos, notadamente no que se refere aos impactos da política de tabelamento de fretes imposta pelo governo federal em resposta à greve dos caminhoneiros em maio.

Fonte: Portal do Agronegócio

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes