Terça-feira, 16 de abril de 2024

Pressão do dólar atinge alimentos e inflação

03/10/2018 às 11h18

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Entre essas altas estão o trigo e seus derivados, óleo de oliva e bebidas como vinho e cerveja / Foto: Reprodução

A taxa de inflação de 0,39%, divulgada nesta terça-feira (02/10) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), aponta uma pequena retração em relação à de agosto. Ela não esconde, porém, o efeito do dólar sobre os preços.

Os produtos que são importados e os que o país coloca no mercado externo via exportações, contudo, mostram aceleração.

O efeito do dólar já começa a ser sentido nos índices da FGV. Em abril, a taxa acumulada de 12 meses dos produtos agropecuários tinha deflação de 0,22% no atacado. Em setembro, o mesmo índice registrou elevação de 14,27% em 12 meses.

Paulo Picchetti, economista da Fundação Getulio Vargas e do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), diz que normalmente os preços do atacado chegam mais rapidamente ao varejo, mas neste momento isso não corre.

"Não há muito espaço para aumento de preços ao consumidor. A demanda está baixa", diz ele. Os produtos agrícolas sofrem um repasse rápido do câmbio, mas os alimentos processados têm ritmo menor.

Nos últimos 12 meses, o grupo dos produtos comercializáveis —entre eles os alimentos— subiram 2%, enquanto o câmbio teve variação de 25%, segundo Picchetti.

O efeito do dólar em alguns produtos acaba aparecendo mais na redução de quantidade nas prateleiras do que nos preços praticados.

Heron do Carmo, economista da USP e da Fipe, concorda com Picchetti. Há uma pressão do câmbio em vários produtos pesquisados pelos índices de inflação, mas o repasse dessa taxa é bem menor do que a variação cambial.

No caso dos agrícolas, a pressão já sai da porteira da fazenda junto com o produto. O repasse para o consumidor, porém, é bem menor porque o produto passa por um processo industrial, diz Heron.

Nessa transformação da matéria-prima para o produto final entram mão-de-obra, energia e outros custos, que têm correções menores devido à desaceleração da economia, segundo o economista da USP.

Ele cita os dados da Fipe divulgados nesta terça-feira: a farinha de trigo, que vem em boa parte do trigo importado, subiu 5,28% em setembro. Já os biscoitos tiveram queda de 1,56% no mesmo período.

Apesar da taxa média menor da inflação, as variações de preços de muitos produtos já indicam a pressão do dólar. Entre essas altas estão o trigo e seus derivados, óleo de oliva e bebidas como vinho e cerveja.

A pressão vem também dos produtos exportáveis, que ficam mais competitivos lá fora e podem trazer parte dos preços externos para o mercado interno. Um exemplo são as carnes, segundo Heron. Elas estavam com queda nos meses anteriores. Em setembro, já registraram alta.

A oferta menor de produtos nas gôndolas, principalmente pela pressão que o dólar impõe sobre os importados, como diz Picchetti, poderá se acentuar.

Os números da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) já mostram importações menores de água mineral, cerveja, queijos e outros produtos sofisticados como cogumelos e frutas secas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes