Quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Rural libera recursos para implantação de fábrica de adubos em Bom Jesus do Itabapoana

28/05/2018 às 16h31

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Fábrica tem capacidade para produzir 40 toneladas de ração por hora, a quantidade supera a demanda dos 87 associados / Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (25/05) foi inaugurada a Fábrica de Adubo da Associação de Produtores de Leite de Rosal, distrito de Bom Jesus de Itabapoana. O empreendimento foi conquistado com recursos do programa Rio Rural, que incentiva a agricultura sustentável em todo estado do Rio. Segundo informações da Aprol-Rosal, a fábrica tem capacidade para produzir 40 toneladas de ração por hora, a quantidade supera a demanda dos 87 associados, que produzem aproximadamente 15 mil litros de leite dia. Idealizador do programa Rio Rural, Christino Áureo destacou que o investimento irá baratear o custo de produção dos cooperados mas é preciso a colaboração de todos.

"Todos devem cooperar para esse projeto ir em frente. Essa fábrica é uma iniciativa dos cooperados e todos devem trabalhar para o seu bom funcionamento. O programa Rio Rural difere de muitas políticas públicas porque quem decide o que fazer com os recursos é a comunidade atendida. Por isso conta com tanto respeito do Banco Mundial, que financia a iniciativa e de toda comunidade internacional. Essa fábrica, por exemplo, surgiu da demanda dos produtores de Rosal, que participaram dos Conselhos Gestores e indicaram a necessidade".

O programa Rio Rural investiu nesta iniciativa aproximadamente R$ 400 mil. Ao todo, Bom Jesus do Itabapoana recebeu R$ 3, 3 milhões beneficiando 423 agricultores familiares. Foram liberados 1.044 subprojetos, sendo 36 grupais que atendem associações e cooperativas. Os projetos foram voltados para o setor leiteiro, de olerícolas e café, sendo que sempre tem como ponto de partida mudar a forma de produção, respeitando o meio ambiente. O produtor tem que investir na proteção de nascentes, implantação de áreas de recarga e recuperação de matas ciliares. de leite café e olericultura. Além da fábrica de ração, houve investimentos em tanques de resfriamento de leite, entrepostos de ovos, tratores e gerador de energia, além dos recursos que foram diretos para produção individual.

Na ocasião estavam presentes ainda o deputado Jair Bittencourt, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos; o secretário executivo do programa Rio Rural, Nelson Teixeira, o secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo além do prefeito do município, Roberto Tatu; seu vice, Sérgio Cirilo; o secretário municipal de Agricultura, Evaldo Gonçalves; os vereadores de Bom Jesus, José Luiz e Sérgio, de Itaperuna, Sinei "Torresmo"; o vice-presidente da Aprol-Rosal, José Luiz Furtado, entre outras autoridades e produtores rurais.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes