Tomatec: técnicos visitam área de plantio de tomate orgânico em Campos

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Tomatec: técnicos visitam área de plantio de tomate orgânico em Campos

Facebook Whatsapp Twitter Google+

26/04/2018 às 17h59

Divulgação Supcom
O Tomatec é parte do programa ?Caravana Campos para Além dos Royalries?, lançado pelo governo Rafael Diniz para ir reduzindo a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
O prefeito Rafael Diniz recebeu nesta quinta-feira (26/04), um dos dois criadores do sistema Tomatec, de cultivo de tomates sem agrotóxicos, o técnico Adoildo Melo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ao lado de representantes de vários órgãos e instituições de pesquisa, eles realizaram uma visita técnica à área de plantio pioneiro em Campos com o uso do sistema, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis).

"Nesse retorno ao local onde há 10 dias lançamos o Tomatec em Campos, consolidamos a parceria com o pessoal da Embrapa, para levar o programa a outras áreas do município. Ressaltamos a união de forças, com a presença aqui de representantes da Emater-RJ, da Pesagro-RJ, da UFR-RJ, do Fórum Agronorte, para investirmos também em outras culturas, além do tomate", afirmou Rafael Diniz.

O Tomatec é parte do programa “Caravana Campos para Além dos Royalries”, lançado pelo governo Rafael Diniz para ir reduzindo a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo. Adoildo Melo fez as devidas observações sobre o plantio, afirmando estar emocionado com a acolhida e satisfeito ao ver mais uma região do estado investindo no sistema.

"Eu e o colega José Ronaldo de Macedo iniciamos as pesquisas na década de 1990, na Embrapa Solos, no Jardim Botânico do Rio. Em 2006 conseguimos o registro e hoje o sistema já é utilizado em diversas regiões do país. Aqui no estado, após ser adotado em vários municípios, chega a Campos com o apoio fundamental da prefeitura e dos órgãos ligados à agricultura. Estamos muito confiantes", afirmou Adoildo.

Segundo o técnico, o Tomatec tem como grande vantagem as “boas práticas agrícolas”, sem o uso de defensivos químicos. O sistema utiliza fertirrigação (água misturada com nutrientes) por gotejamento, o ensacamento das pencas (que protege contra o ataque de insetos), e os “fitilhos” (fitas substituindo os bambus cruzados) sustentados por arames.

"É muito importante recebermos a visita de um dos pais do sistema Tomatec e termos aqui representantes de vários órgãos de pesquisa. Sentimos segurança para seguir em frente ajudar a fortalecer a economia do nosso município", afirmou Wando Alves, produtor pioneiro na utilização do método, com o plantio de mil pés da espécie “italiano” em 720m². Diversos agricultores de outras áreas no município interessados no cultivo compareceram para obter informações.

Incentivador da diversificação da economia, o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (CODEMCA), Marcel Cardoso também vê no Tomatec uma das novas alternativas para o município.

"O otimismo é grande, porque esperamos o interesse de novos produtores, para aumentarmos as áreas de plantio e, futuramente, abastecermos parte do mercado local e também as escolas públicas. Fortalecendo nossa agricultura, aos poucos iremos reduzindo a dependência em relação aos royalties", afirmou Marcel.

Fonte: Supcom


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso