Trigo editado geneticamente resistente aos efeitos da chuva

Rural

Trigo editado geneticamente resistente aos efeitos da chuva

Facebook Whatsapp Twitter Google+

03/09/2019 às 17h49

"A variedade que desenvolvemos possui excelentes propriedades"

Facebook Whatsapp Twitter Google+

Os cientistas desenvolveram uma variedade de trigo resistente à chuva usando a tecnologia de edição genética, um avanço que pode levar ao desenvolvimento de farinha de trigo de melhor qualidade. Os resultados foram publicados na revista científica americana Cell Reports. A equipe de pesquisa da Organização Nacional de Pesquisa Agropecuária e Alimentos (NARO) e da Universidade de Okayama, ambos do Japão, disse que a edição genética lhes permitiu desenvolver a variedade em cerca de um ano.

Demora quase 10 anos para desenvolver uma variedade de trigo desse tipo usando a tecnologia de melhoramento convencional, porque as plantas devem ser cruzadas por gerações. O trigo utilizado para o estudo não é uma espécie atualmente vendida no mercado, mas a equipe acredita que o método utilizado poderá um dia ser bem-sucedido no desenvolvimento de uma variedade comestível resistente aos efeitos da chuva, que germinam os grãos antes do período de colheita.

"A variedade que desenvolvemos possui excelentes propriedades, por isso vamos usá-la como mãe para criar novas variedades através do aprimoramento genético", disse um membro da equipe. Como o trigo é nativo de áreas áridas, é vulnerável à umidade. Quando chove por um longo período antes da colheita, as sementes das plantas geralmente brotam nos espinhos, resultando em farinha de baixa qualidade.

Fonte: Agrolink