8 dicas para se iniciar na alimentação saudável

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Identificados os mortos do acidente na BR-101 em Campos

Foram identificados o homem e a criança que morreram em um grave acidente neste domingo (08/12) na BR-101, em Caxeta. Amaro Barreto Azevedo, 49 anos e Alana da Silva Avezedo,10 anos foram ejetados do veículo e não resistiram aos ferimentos. ... continuar lendo

Saúde

8 dicas para se iniciar na alimentação saudável

Facebook Whatsapp Twitter

12/08/2019 às 11h15 Verônica Mattos

Reprodução
Primeiramente, é preciso que fique claro que a disciplina e a vontade é que desempenham o papel principal

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

Com o objetivo de manter um peso equilibrado e melhorar a saúde, muitas pessoas tomaram a decisão de se iniciar na alimentação saudável. Embora não seja fácil mudar os hábitos alimentares, seguir algumas dicas pode te ajudar a obter uma nutrição melhor.

Primeiramente, é preciso que fique claro que a disciplina e a vontade é que desempenham o papel principal. Apesar de ser possível sentir os efeitos de uma boa dieta desde os primeiros dias, você terá que ser consistente com os esforços para experimentar mudanças significativas e permanentes.

Dicas para se iniciar na alimentação saudável

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Para começar a desfrutar de uma alimentação saudável, não é necessário adotar planos hipocalóricos ou muito restritivos. Em vez disso, trata-se de aprender a escolher alimentos de alta qualidade que possam atender às necessidades nutricionais do corpo sem exceder as calorias.

Da mesma forma, é importante identificar os produtos alimentares que não são tão bons e que podem incidir em excesso de peso. Em seguida, confira algumas dicas que te ajudarão a melhorar sua dieta sem implicar em sofrimento. Anote!

1. Para iniciar uma alimentação saudável, evite os produtos processados

Um dos impedimentos para manter uma alimentação saudável é escolher alimentos processados e pobres em nutrientes. Embora estes pareçam uma forma rápida de aliviar a fome, seu teor de conservantes, gorduras e açúcar os torna prejudiciais.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Por isso, tente evitar opções como:

Pão e produtos de panificação industrial;

Carnes embutidas e pré-cozidas;

Tira-gostos de pacote ou frituras;

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Doces e guloseimas;

Produtos enlatados;

Fast Food.

2. Coma boas gorduras

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Em uma alimentação saudável e equilibrada é necessário adicionar fontes de gordura; porém, deve-se escolher as gorduras insaturadas em vez das gorduras trans e saturadas. Estes últimos geralmente estão presentes em produtos de origem animal e tendem a elevar os níveis de colesterol.

Em vez disso, as insaturadas estão presentes em alimentos saudáveis como, por exemplo, abacate, nozes e peixes ricos em gorduras. Essas opções não apenas fornecem menos calorias, mas também fornecem um plus de aminoácidos, oligoelementos e vitaminas importantes.

3. Se iniciar na alimentação saudável significa limitar o consumo de açúcar e sal

Tanto o açúcar refinado quanto o sal são ingredientes muito comuns na alimentação regular da população. Devido ao sabor que dão às refeições, para muitos são inevitáveis na hora de cozinhar. A desvantagem é que, em excesso, são prejudiciais e incidem diretamente no sobrepeso.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O açúcar pode causar distúrbios metabólicos que levam ao diabetes. Por sua vez, o sal causa retenção de líquidos e aumenta o risco de hipertensão, problemas circulatórios e doenças inflamatórias.

Leia este artigo: Hábitos que engordam e muitos desconhecem

4. Aumente o consumo de frutas e legumes

Os melhores aliados para fazer uma refeição saudável são as frutas e os legumes. Estes ingredientes são pobres em calorias e representam uma importante fonte de nutrientes essenciais. Além disso, aliviam a fome e ajudam a manter as defesas ativas.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

5. Escolha grãos integrais

O tempo em que se demonizava as farinhas acabou. Os cereais integrais agora são recomendados como principal fonte de energia para o corpo. Estes alimentos são básicos na pirâmide alimentar e podem ser incluídos em qualquer dieta.

Além disso, também se destacam por seu teor de fibra alimentar, um nutriente essencial para a saúde digestiva e cardíaca. Algumas opções saudáveis ??incluem aveia, centeio, gérmen de trigo e flocos de milho.

6. Faça cinco refeições diárias

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

mbora até poucos anos atrás se recomendasse fazer apenas três refeições principais, cinco são sugeridas atualmente. Isso não só diminui a ansiedade por comer, mas mantém o metabolismo ativo e ajuda a obter um melhor gasto de energia.

Descubra: 5 benefícios de fazer cinco refeições por dia

7. Para aderir à alimentação saudável, ATENÇÃO, cozinhe em casa

Planejar os cardápios com antecedência facilita a tarefa de cozinhar em casa, a fim de manter uma alimentação saudável. Um dos obstáculos para uma alimentação equilibrada e saudável é comer “qualquer coisa” para não gastar alguns minutos na cozinha.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

8. Por fim, para ter uma alimentação saudável, aumente o consumo de água

A água não contém calorias e é a melhor bebida para complementar os alimentos. Sua ingestão diária ajuda a desintoxicar o corpo e promove o processo de digestão. Além disso, também melhora o funcionamento renal e ajuda a alcançar o equilíbrio de líquidos e sais minerais.

Fonte: Melhorcomsaude

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso