O açúcar em excesso pode ser um risco à saúde e, por isso, a pesquisadora Marcella Benetti Ventura propôs substituir o açúcar comum no chocolate por uma alternativa mais saudável. Mas o maior desafio mesmo foi manter a mesma qualidade, consistência e sabor, sem grandes alterações no alimento.
Depois de diversos testes, a pesquisa da Unicamp (Universidade de Campinas), chegou-se à conclusão de que substituir 33% do açúcar refinado por farinha de manga seria a alternativa ideal. Isso porque a fruta é conhecida por suas propriedades nutritivas e pela doçura. Portanto, sua versão desidratada se torna viável para a produção de chocolate.
Os testes foram tão bem-sucedidos que superaram as expectativas. Provadores profissionais experimentaram o doce junto com outros 126 consumidores que deram notas entre 0 e 9. No final, não houve grande insatisfação quando se tratou de textura e aparência, nem de sabor, já que o gosto leve de manga agrada o paladar de muitos.
Benefícios da farinha de manga
A substituição do açúcar comum por farinha de manga na produção de chocolate ao leite é positiva por diversas razões, como por exemplo, a redução da quantidade de aditivos químicos. Eles são responsáveis pela mortes das "bactérias boas", as microbiotas, que auxiliam no funcionamento do intestino e do sistema imunológico.
Além disso, a manga também é rica em fibras, que ajudam a evitar uma taxa de glicemia alta, ou seja, ajudam a manter um nível de açúcar baixo no sangue.
Outra vantagem é o controle do colesterol, por conta da presença de vitamina c. Assim, existe uma possibilidade menor de obstrução de artérias, o que diminui o risco de infarto. Sem contar que a quantidade de carotenóides (pigmentos antioxidantes naturais que promovem a absorção de luz) na fruta também é benéfica à pele e à visão.
Como fazer farinha de manga
A produção da farinha de manga é simples e pode ser feita em casa com a fruta desidratada. Tudo que você precisa fazer é bater o alimentos no liquidificador e coar a farinha, separando os flocos grossos que sobrarem.
Como desidratar frutas
O processo de desidratação da fruta pode ser feito em casa, usando até mesmo o fogão. No caso da manga, fatie a fruta em pedaços médios, com casca, e disponha em uma travessa refratária.
Aqueça o forno até, no máximo, 50ºC. Depois desligue e insira a travessa com a fruta, mantendo a porta do forno aberta e tomando cuidado para a temperatura estar controlada, de forma que a fruta não perca nutrientes.
O procedimento todo dura, em média, 20 horas, mas você deve conferir a receita ao longo do tempo para saber se ela está no ponto ideal; a manga vai estar preparada quando tiver uma textura seca, mas flexível.
A votação da chamada PEC da Blindagem evidenciou divisões importantes entre os parlamentares do Rio de Janeiro. Enquanto a maioria das siglas conservadoras e de centro-direita garantiu a aprovação da...
O médico-veterinário Marcelo Maeda Bernardo, responsável técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos dos Goytacazes, foi um dos profissionais premiados pelo CRMV-RJ com o Prêmio Destaque da...
A medida provisória (MP) que muda a nova tarifa social de energia e amplia os descontos na conta de luz para até 60 milhões de pessoas foi aprovada, nesta quarta-feira...
O Balcão de Oportunidades de São João da Barra está com inscrições abertas até sexta-feira, 19, para sanjoanenses, nos cursos de Encanador Industrial (20 vagas – 240h), Auxiliar de Mecânico...
O governador Cláudio Castro autorizou o aumento do número de vagas no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), para os concursados...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br