Quinta-feira, 28 de março de 2024

Açúcar no chocolate pode ser substituído por manga

10/10/2019 às 12h27 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Novo estudo da UNICAMP troca até 33% do açúcar no chocolate sem impactar o sabor / Foto: Reprodução

O açúcar em excesso pode ser um risco à saúde e, por isso, a pesquisadora Marcella Benetti Ventura propôs substituir o açúcar comum no chocolate por uma alternativa mais saudável. Mas o maior desafio mesmo foi manter a mesma qualidade, consistência e sabor, sem grandes alterações no alimento.

Depois de diversos testes, a pesquisa da Unicamp (Universidade de Campinas), chegou-se à conclusão de que substituir 33% do açúcar refinado por farinha de manga seria a alternativa ideal. Isso porque a fruta é conhecida por suas propriedades nutritivas e pela doçura. Portanto, sua versão desidratada se torna viável para a produção de chocolate.

Os testes foram tão bem-sucedidos que superaram as expectativas. Provadores profissionais experimentaram o doce junto com outros 126 consumidores que deram notas entre 0 e 9. No final, não houve grande insatisfação quando se tratou de textura e aparência, nem de sabor, já que o gosto leve de manga agrada o paladar de muitos.

Benefícios da farinha de manga

A substituição do açúcar comum por farinha de manga na produção de chocolate ao leite é positiva por diversas razões, como por exemplo, a redução da quantidade de aditivos químicos. Eles são responsáveis pela mortes das "bactérias boas", as microbiotas, que auxiliam no funcionamento do intestino e do sistema imunológico.

Além disso, a manga também é rica em fibras, que ajudam a evitar uma taxa de glicemia alta, ou seja, ajudam a manter um nível de açúcar baixo no sangue.

Outra vantagem é o controle do colesterol, por conta da presença de vitamina c. Assim, existe uma possibilidade menor de obstrução de artérias, o que diminui o risco de infarto. Sem contar que a quantidade de carotenóides (pigmentos antioxidantes naturais que promovem a absorção de luz) na fruta também é benéfica à pele e à visão.

Como fazer farinha de manga

A produção da farinha de manga é simples e pode ser feita em casa com a fruta desidratada. Tudo que você precisa fazer é bater o alimentos no liquidificador e coar a farinha, separando os flocos grossos que sobrarem.

Como desidratar frutas

O processo de desidratação da fruta pode ser feito em casa, usando até mesmo o fogão. No caso da manga, fatie a fruta em pedaços médios, com casca, e disponha em uma travessa refratária.

Aqueça o forno até, no máximo, 50ºC. Depois desligue e insira a travessa com a fruta, mantendo a porta do forno aberta e tomando cuidado para a temperatura estar controlada, de forma que a fruta não perca nutrientes.

O procedimento todo dura, em média, 20 horas, mas você deve conferir a receita ao longo do tempo para saber se ela está no ponto ideal; a manga vai estar preparada quando tiver uma textura seca, mas flexível.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes