Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Água poluída por óleo pode causar conjuntivite química e diarreia

10/10/2019 às 17h18

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Vazamento de petróleo de origem desconhecida contaminou 138 praias no Nordeste; infectologista orienta a não entrar no mar durante o problema. / Foto: Reprodução

As manchas de óleo que se espalham pelo Nordeste já atingiram ao menos 138 praias da região. A origem do vazamento de petróleo ainda é desconhecida. O contato de banhistas com essa substância pode causar inflamações e até diarreia, de acordo com a infectologista Raquel Garcia do hospital São Luiz, em São Paulo.

A médica explica que o produto químico pode irritar os olhos e a pele. “Pode ocorrer dermatite de contato [reação inflamatória da pele, caracterizada por coceira, queimação e vermelhidão] e até conjuntivite química”.

Se a pessoa engolir água ou alimentos contaminados – como peixes e frutos do mar -, ela corre o risco de ter diarreia grave causada por toxinas. Raquel explica que, com isso, o indivíduo pode sofrer desidratação e distúrbios metabólicos que levam à queda de pressão.

Além disso, a ingestão indireta de metais pesados presentes no petróleo ocasiona a queda de imunidade do organismo, o deixando mais vulnerável a doenças respiratórias, como rinite e sinusite.

A infectologista ressalta que em casos de contaminação por petróleo e outros resíduos químicos o recomendado é não entrar no mar.

Fonte: R7 Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes