Sexta-feira, 29 de março de 2024

Banco de leite do HPC comemora 15 anos nesta sexta-feira

20/09/2019 às 15h28

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O objetivo foi de conscientizar sobre a importância da amamentação desde as primeiras horas de vida do bebê. / Foto: Ascom

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Plantadores de Cana (HPC) está comemorando nesta sexta-feira (20/09), 15 anos de atividades. Nesta manhã foram realizadas diversas palestras voltadas para profissionais da área de saúde, estudantes de medicina e convidados, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.

O objetivo foi de conscientizar sobre a importância da amamentação desde as primeiras horas de vida do bebê. Os temas abordados foram: À hora de ouro, Recém-nascido, Maternidade, Amamentação e as Expectativas e os Desafios da Mulher Frente à Amamentação.

A coordenadora do banco, Fabiana Passos, lembra que o HPC foi credenciado nacionalmente pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. A unidade hospitalar atendeu às exigências do Ministério da Saúde, como manter a produção, realizar atendimentos as mães e oferecer leite humano para os bebês da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Somos um serviço especializado vinculado ao HPC. Atendemos a todo Norte e Noroeste Fluminense porque o Hospital é referência no atendimento as gestantes, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse, a coordenadora que acrescentou que o leite doado atende a 40 crianças internadas nas Unidades de Tratamento Intensivo e Intermediária (UTI e UI).

“Precisamos diariamente de 12 litros de leite por dia para atender as 40 crianças, mas em média só recebemos 4 litros por dia. Por isso fazemos campanhas de doação. A mulher pode se cadastrar, basta está com os exames em dia, que vamos até a casa dela recolher o leite doado”, finalizou Fabiana Passos.

A programação festiva foi encerrada com o tradicional “Parabéns” ao BLH pelos seus 15 anos de existência.

Funcionamento

O Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana é referência na região e funciona todos os dias de segunda a sexta-feira, inclusive nos feriados e finais de semana. Para atendimento, é só ligar para o número 27377431 e tenha mais informações.

Importância do Leite

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento descontaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.

O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarréia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.

O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes