Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bebidas diet aumentam risco de ataque cardíaco em mulheres

15/02/2019 às 11h53

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os riscos são mais significativos em mulheres sem histórico de doença cardíaca e com mais de 50 anos / Foto: Reprodução

Mulheres preocupadas com a manutenção do peso costumam optar por bebidas diet ou de baixa caloria para evitar os quilinhos indesejados. No entanto, pesquisadores descobriram que, apesar de serem uma opção para versões com alto teor de açúcar, elas podem trazer inúmeros problemas para a saúde cardiovascular. Estudo publicado na revista Stroke mostrou que a ingestão diária de duas ou mais bebidas adoçadas artificialmente está associada a maior probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e morte precoce em mulheres acima dos 50 anos. Segundo a equipe, os riscos são ainda mais significativos para mulheres sem histórico de doença cardíaca ou diabetes, mulheres obesas ou afro-descentes.

Estudos anteriores já haviam relacionado bebidas dietéticas com outras doenças graves, como demência, síndrome metabólica, obesidade, diabetes tipo 2 e até mesmo AVC. “Muitas pessoas bem-intencionadas, especialmente aquelas com sobrepeso ou obesidade, escolhem bebidas diet para cortar calorias da dieta. Mas nossas pesquisas e outros estudos mostram que elas podem não ser inofensivas e o alto consumo aumenta riscos de saúde”, alertou Yasmin Mossavar-Rahmani, principal autora da pesquisa, em comunicado.

Este é o primeiro estudo a investigar a associação entre bebidas adoçadas artificialmente e o risco de tipos específicos de AVC em um grupo racial diversificado e na pós-menopausa. Apesar disso, os pesquisadores ressaltam que não foi possível determinar a causa-efeito uma vez que o trabalho foi observacional baseado em informações fornecidas pelas próprias participantes. 

Fonte: Saúde Veja

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes