Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil tem mais baixa cobertura da vacina tríplice viral desde 2015, diz Ministério da Saúde

15/10/2019 às 10h59 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A cobertura vacinal é a proporção do público alvo que já foi vacinada. / Foto: Reprodução

O Brasil tem a mais baixa cobertura vacinal para a tríplice viral dos últimos cinco anos. De acordo com um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (15/10), em todas as regiões do país a cobertura não chega aos 70%. No total do Brasil, está em 57,19% atualmente. A esta altura do ano, deveria estar próxima da meta de 95%. A cobertura vacinal é a proporção do público alvo que já foi vacinada.

A queda da cobertura para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, começou em 2017. Mesmo que ainda não tenhamos terminado o ano de 2019, o ministério já apresenta os dados como sinal de forte alerta, especialmente para o sarampo.

"O Brasil vem enfrentando grandes surtos de sarampo, que estão em consonância com o decréscimo das coberturas vacinais", diz o Ministério da Saúde.

A pasta "vem lançando mão de estratégias que visem a reversão deste cenário epidemiológico, aumentando a proteção da população, principalmente dos grupos prioritários que são as crianças", afirma a pasta.

Falta de homogeneidade

Outro problema é a falta de homogeneidade da cobertura entre os municípios do país. Isso porque as doenças podem transitar de uma cidade para outra e, se a vacinação não for feita de forma homogênea nos diferentes estados, é impossível criar "cinturões" de imunização na população brasileira.

A meta é de que 70% dos municípios atinjam a cobertura vacinal desejada - algo que nunca foi alcançado, conforme o boletim.

Mas, entre 2015 e 2019, esse dado só piorou, e hoje estamos em apenas 6,2%. Por outro lado, o ministério acredita que "muito ainda pode ser feito para o alcance da homogeneidade adequada"

Vacinação

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou no último dia (07/10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em 2019. Nesta primeira etapa, que vai até a próxima sexta-feira (25),  o público-alvo da campanha são crianças não vacinadas, a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D para esse grupo está programado para 19 de outubro. 

Já a segunda etapa da vacinação começa em 18 de novembro como público-alvo para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D para esse grupo será em 30 de novembro. A ação estará em cerca de 40 salas de vacinação, das 8h. Confira aqui. 

Fonte: G1/ Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes