Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caminhar 3,7 km por dia prolonga vida de mulheres acima de 70 anos

18/06/2019 às 11h02

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Estudo norte-americano mostrou que aquelas que davam 4.500 passos por dia tiveram 40% menos chance de morrer do que as que caminhavam 2.700 / Foto: Reprodução

Caminhar 3,7 km por dia prolonga a vida de mulheres acima de 70 anos. Essa foi a conclusão de um estudo da Universidade Harvard publicado no períodico médico JAMA (Journal of the American Medical Association).

Os pesquisadores analisaram a quantidade de passos por dia de 16 mil mulheres com idade média de 72 anos por meio de um sofisticado monitor que elas usavam 24 horas por dia, por uma semana.

Mulheres que davam 4.400 passos por dia, o equivalente a 3,7 km, apresentaram taxa de mortalidade menor ao longo de um acompanhamento de 4 anos em relação àquelas menos ativas, que andavam apenas 2.700, o que representa cerca de 2,2 km.

O estudo mostrou que, à medida que a caminhada avançava, as taxas de mortalidade diminuiam progressivamente antes de se nivelar em aproximadamente 7.500 passos - 6,3 km.

Mas o ponto ideal para reduzir o risco de morte prematura foi de 4.500 passos. Aquelas que atingiram esse patamar apresentaram 40% menos probabilidade de ter morrido durante o período de acompanhamento do que as que mativeram 2.700 passos por dia.

Para os pesquisadores, os resultados derrubam a ideia de estudos anteriores de que é preciso andar 10 mil passos - cerca de 8,5 km - para prevenir problemas cardíacos.

Outro ponto observado no estudo é que a intensidade dos passos não faz diferença, mas sim a quantidade. Poucas das mulheres analisadas caminhavam intensamente. A maioria passeava. 

Não se sabe se o padrão de número de passos diários teria o mesmo efeito em homens.

Fonte: R7 Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes