Sexta-feira, 29 de março de 2024

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país

Em Campos, o dia "D" de vacinação acontece no dia 4 de maio

08/04/2019 às 09h30 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
No município, a estimativa populacional para a campanha contra gripe é de 137,4 mil pessoas / Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10/04) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Em Campos, segundo a equipe da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde (SMS), o Dia D da campanha contra a doença será em 4 de maio. 

“Além do Centro de Saúde, estarão disponíveis para a população 43 salas de vacinação, de 9h às 17h” ressaltou a Assessora Chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

No município, a estimativa populacional para a campanha contra gripe é de 137,4 mil pessoas, sendo:  mais de 37 mil crianças do grupo prioritário, mais de 11 mil trabalhadores de saúde, cerca de 6 mil gestantes, aproximadamente um mil puérperas, 56 mil idosos, cerca de 15 mil pacientes com comorbidades, mais de 7.4 mil professores, mais de 3.4 mil adolescentes e 288 funcionários do sistema prisional.     

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os profissionais de escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.

Em fevereiro, a secretaria municipal de Saúde deu início ao cadastro dos acamados e pacientes em situação de home care, para a imunização em domicílio contra influenza. O agendamento pode ser feito no Centro de Saúde, no setor da Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações sobre a vacinação, a Vigilância disponibiliza à população o telefone (22) 98175-2482. 

 

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Fonte: ABr/Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes