Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Campanha de vacinação termina sem atingir meta no Estado do Rio

23/06/2018 às 11h56

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A partir de segunda-feira mais dois grupos podem buscar vacina gratuita em postos que ainda tenham estoque / Foto: Ururau/Arquivo

A campanha de vacinação contra a gripe terminou às 17h desta sexta-feira (22/06) sem atingir a meta de 90% de imunização do público-alvo de 4,5 milhões de pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro. A informação foi dada por Alexandre Chieppe, médico porta-voz da Secretaria Estadual de Saúde, que descartou nova prorrogação da campanha.

Embora o balanço oficial da campanha no estado só seja anunciado na próxima semana, Chieppe calculava pouco antes do encerramento que a cobertura vacinal havia atingido cerca de 65% dos grupos prioritários no estado.

Os principais grupos a serem vacinados são as gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde e indígenas.

A partir de segunda-feira (25/06), postos de municípios que não tiverem alcançado a meta e ainda tiverem vacina em estoque vão começar a imunizar outros dois grupos de pessoas: crianças com idade entre 5 e 9 anos e a adultos de 50 a 59 anos.

“O RJ ficou longe da meta da campanha, que era de 90%. Mas as pessoas ainda podem continuar buscando a imunização gratuita. A partir de segunda-feira, vamos ampliar o leque de grupos de pessoas. Só não vamos mais ter todos os postos abertos. As pessoas vão ter de procurar um local aonde ainda tenha estoque”, disse o subsecretário.

De acordo com o último levantamento oficial do Rio, da última terça-feira (19/06), apenas 61% do público-alvo de 4,5 milhões de pessoas foram vacinadas. Só no município do Rio, de acordo com o balanço feito quinta-feira (21/06), 65,6% dos grupos prioritários tinham sido vacinados. O equivalente a cerca de 1,3 milhão de pessoas. O município também não vai prorrogar a campanha.

Os principais grupos a serem vacinados são as gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde e indígenas.

As doses aplicadas imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 13 de junho deste ano, foram notificados 596 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo 22 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 67 óbitos por SRAG, sendo quatro por H1N1 e quatro por H3N2.

Fonte: G1 Rio de Janeiro

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes