Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Campos alcança menor índice de infestação do Aedes dos últimos dois anos

13/02/2019 às 16h33

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Desde a epidemia de chikungunya enfrentada em 2018, não somente no município, mas no Estado, a Vigilância em Saúde acionou os representantes do Comitê de Arboviroses para traçar estratégias urgentes de combate ao mosquito. / Foto: Supcom

O município de Campos conseguiu alcançar o menor índice de infestação do Aedes aegypti dos últimos dois anos. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 foi de 1,2. O número foi divulgado nesta quarta-feira (13/02) pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No ano passado, os resultados do LIRAa foram: 3,2; 3,6; 6,10; 3,7 e 2,6. Já o primeiro levantamento em 2017, apontou índice de 1,8, seguido de: 1,5; 2,7 e 1,3 em novembro. Em geral, são realizados quatro levantamentos por ano, em períodos determinados pelo Estado. 

“O resultado do LIRAa mostra que as ações realizadas pelo CCZ no combate ao mosquito têm gerado ótimos resultados. Mas, a população deve continuar atenta às medidas preventivas, principalmente nos períodos de chuva. Para reduzir ainda mais esse índice, precisamos que todos continuem fazendo a sua parte, pois essa é uma luta constante”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.

Desde a epidemia de chikungunya enfrentada em 2018, não somente no município, mas no Estado, a Vigilância em Saúde acionou os representantes do Comitê de Arboviroses para traçar estratégias urgentes de combate ao mosquito. Foram realizados mutirões integrados, limpeza de terrenos baldios, aumento do número de testes laboratoriais na rede para atender mais rapidamente a população e à descentralização no atendimento primário aos pacientes também nas unidades básicas de saúde e hospitais. O Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CRDI) também funcionou aos sábados, para atender a grande demanda.

Neste ano, o CCZ continua com as ações intensivas de combate ao Aedes, por meio da visitação dos agentes de endemias às residências de todo o município. 

“Apesar do resultado deste primeiro LIRAa ter sido muito satisfatório, não podemos descuidar da prevenção em nenhum momento, visto que ainda não estamos no período chuvoso, onde o índice de infestação tende a aumentar”, concluiu o diretor do CCZ, Marcelo Sales.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes